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Como ter uma página profissional no Facebook e no Twitter

Por:

Universo DOC

- 10/01/2020

Não existem dúvidas de que as redes sociais vêm transformando o relacionamento existente entre as empresas e seus clientes. Independentemente de qual segmento ou área profissional se trate, hoje todos podem conseguir um lugar ao sol no mundo digital e divulgar seus produtos e serviços. Na internet, existem oportunidades para diversas áreas profissionais, inclusive a Medicina.

Para entrar nesse universo, é preciso escolher os melhores canais de comunicação para divulgar sua prática médica, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível. Mas não é só a quantidade que importa: a qualidade é essencial para passar credibilidade e segurança aos clientes. Para que os resultados sejam positivos, é necessário investir na publicação de conteúdo relevante e bem estruturado, além de desenvolver um ambiente favorável de comunicação com os seguidores. Entre a grande variedade de redes sociais disponíveis, duas delas se destacam como lugar ideal para começar a divulgar sua prática médica: o Facebook e o Twitter.

Ao criar uma conta profissional em cada uma dessas redes, é possível alcançar os pacientes que já possui e atrair novos, ampliando a divulgação do trabalho. O Universo DOC mostra como criar uma página no Facebook e no Twitter para ter a chance de divulgar sua atividade no mundo digital e expandir sua visibilidade no mercado.

Nocões básicas da conta

O primeiro passo para criar uma conta profissional, tanto no Facebook como no Twitter, é entrar na página inicial de cada rede e se inscrever. No Facebook, é preciso ter uma conta pessoal para vinculá-la a sua página profissional; já no Twitter é possível criar uma conta individual. A seguir, você deve escolher um e-mail, senha e nome paras as páginas. Ao concordar com os termos de uso, você pode partir para o próximo passo e definir algumas configurações das contas.

Outras configurações

Nas duas redes, é possível associar as contas a um número de celular, além de receber notificações por e-mail. Com isso, quando um novo usuário começa a acompanhar suas redes, além de interagir por meio de comentários, “curtidas”, compartilhamentos, replies e retweets, você recebe uma notificação, podendo, assim, visualizar quem está acompanhando suas páginas e até mesmo agradecer quem está ajudando a compartilhar suas publicações.

Fotos e descrição

As fotos, de perfil e de capa, podem ser definidas a seu critério, mas devem representar sua prática. Podem ser fotos suas, da equipe de trabalho ou do consultório. Dê preferência a imagens com boa resolução e visualização. Na descrição, é possível fazer um breve resumo de seu trabalho, além de inserir um link para o site da empresa, além de endereço, contato e horário de funcionamento. Use palavras-chave que facilitem a procura dos pacientes e permitam que eles encontrem suas páginas de maneira mais fácil e rápida.

Administração

Nesta etapa, você pode decidir se administrará as páginas individualmente ou se será preciso selecionar outros funcionários para serem responsáveis por essa função. Escolha pessoas de confiança e que entendam como ministrar as contas da melhor maneira possível. Quem estiver supervisionando as páginas precisa, além de publicar conteúdo, interagir com os seguidores e sanar as dúvidas deles.

Hora de publicar

Após ter passado por todas as etapas anteriores e definir as configurações de suas contas, é hora de divulgar seu espaço, começar a publicar conteúdo e se comunicar com os seguidores. Além de textos, o Facebook e o Twitter permitem o uso de fotos, vídeos, GIFs, links e sistema de localização. Quando os internautas têm a oportunidade de acessar conteúdos elaborados por especialistas, eles sentem mais confiança no que estão lendo. Além disso, a comunicação por meio das redes sociais ajuda a criar um vínculo de afinidade entre o médico e o paciente. Outro fator de importância é a confiabilidade, que é mais valorizada quando os clientes observam avaliações e comentários positivos, pois, assim, depositam mais confiança no trabalho do profissional. Lembre-se de que suas páginas devem estar sempre ativas para que a visibilidade delas evolua!

Uma última dica importante

Sempre diferencie suas páginas pessoais das profissionais. Ou seja, é essencial você ter uma página em que estarão seus familiares e amigos mais próximos diferente daquela em que estão seus funcionários, colegas de trabalho e pacientes. Manter dois ambientes não é fácil, mas é necessário para não misturar os assuntos e para evitar problemas