[__]

Especial Dia do Urologista: veja panorama da especialidade

Por:

Julia Lins

- 12/09/2020

panorama urologista

O papel do urologista tem sido cada vez mais importante para a população. Ele é conhecido por ser um profissional que cuida da saúde masculina. Mas não é apenas isso: o urologista também é responsável por cuidar de todo o aparelho urinário, atendendo mulheres e crianças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), por dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata. Além disso, a patologia é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

E, para enaltecer a importância desse profissional, é comemorado no dia 12 de setembro o Dia do Urologista. Por isso, em comemoração à essa data, preparamos um panorama da especialidade. Confira abaixo:

Atualmente, os urologistas representam 1,4% dos médicos especialistas brasileiros.

De acordo com a pesquisa Demografia Médica de 2018, do CFM, o Brasil conta com 5.328 especialistas em Urologia, representando um aumento de 11,2% em relação a 2015.

São Paulo permanece sendo o estado com o maior número de especialistas em Urologia no país, somando 1.507 no total. Já Roraima possui o menor número, com apenas sete especialistas em todo o estado.

A demografia também aponta que a média de idade entre os urologistas do país é de 48 anos.

Mulheres na Urologia

Nos últimos 10 anos, houve um pequeno crescimento da presença feminina na especialidade. Um levantamento realizado em 2008 contabilizava 48 especialistas no país. Porém, em 2018, a Demografia Médica apontou que o número de mulheres especialistas em Urologia passou para 108, representando 2,2% do total de especialistas no país.