[__]

Liderança em foco: 5 dicas para motivar sua equipe

Por:

Julia Lins

- 15/09/2020

motivar sua equipe

A motivação é fundamental para a performance de uma equipe. Porém, por mais que essa afirmação possa parecer óbvia, no dia a dia, muitas vezes, ela acaba sendo engolida pelas tarefas cotidianas. E é aí que a atuação do gestor se torna essencial. O coordenador precisa identificar os pontos fracos e descobrir como motivar sua equipe e quais medidas devem ser aplicadas, como criar metas a serem atingidas como grupo, por exemplo, além de formas de reconhecimento aos bons resultados, sejam individuais e/ou coletivos.

Por isso, para auxiliá-lo nessa missão, conversamos com Guilherme Sargentelli, pediatra e executivo em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e listamos abaixo algumas dicas de como motivar sua equipe. Confira!

1- Realize avaliações periódicas e mantenha uma política de feedbacks

A avaliação periódica deve estar sempre atrelada à identificação das capacidades do colaborador que podem ser otimizadas e, assim, vinculá-la a programas de treinamento é uma medida indicada. O desenvolvimento dos colaboradores de uma equipe proporciona um ciclo motivacional mais consistente, no qual todos ganham. Além disso, passar feedbacks das suas inciativas e resultados é fundamental para que o colaborador e a equipe possam adquirir amadurecimento profissional.

2- Remunere sua equipe de forma justa

Reconhecimento profissional é imprescindível. Em qualquer área de atuação e em qualquer nível hierárquico que o colaborador se encontre, todo integrante de uma equipe aprecia e espera o reconhecimento por parte de sua liderança. Enaltecer o reconhecimento por competência técnica e por bons valores de caráter e personalidade sempre agrega valor ao grupo.

Uma remuneração monetária adequada à tarefa que o integrante da equipe desenvolve também é muito importante e desejável – e, se ela acompanha esse desenho proposto pelo reconhecimento profissional, então, estamos frente ao melhor dos mundos. O ideal é que o líder, a pessoa que esteja à frente da equipe, sempre seja responsável por avaliar os preços praticados pela concorrência, fazendo uma pesquisa de mercado frequente avaliando se os valores praticados por sua empresa estão competitivos.

3- Reconheça as habilidades e invista em seus colaboradores

Reconhecer o talento de um colaborador e investir nisso é um grande dom do gestor. Cada profissional possui suas habilidades mais evidentes, assim como geralmente manifesta interesse em áreas que gostaria de crescer profissionalmente. Práticas de aproximação com os colaboradores proporcionarão o entendimento de qual função cada integrante da equipe poderá render mais para o objetivo em comum do grupo e com maior prazer e motivação.

4- Trabalhe a comunicação interna

Em um mundo digital que preza por informações rápidas e assertivas, a comunicação é uma das ferramentas mais importantes desse universo corporativo. Na área da Saúde, o resultado proposto pelas metas predefinidas depende, diretamente, de como ocorre a comunicação entre o grupo. Dessa forma, há alguns mecanismos que dão melhor consistência à qualidade da comunicação, como:

  • Estimular uma comunicação simples e direta
  • Conferir com a equipe se houve entendimento das informações passadas
  • Fazer o registro do que se comunica internamente e não usar apenas a informação verbal não documental
  • Trabalhar com prazos internos nas trocas de tarefas

5- Seja um bom líder

Porém, de nada adiantam as regras acima se você não for um bom líder. Ser um líder exige algumas habilidades inatas, mas também dedicação, coerência e treinamento. Seja o líder que sua equipe espera sendo um exemplo para todos. Uma dica valiosa é que devemos ser o que exigimos de nossa equipe. Não adianta um discurso que não vá de encontro ao que praticamos enquanto líderes. E, no caso da área da Saúde, portanto, esse foco deve estar centrado na atenção ao paciente.