[__]

Especial Dia do Ortopedista: veja panorama da especialidade

Por:

Julia Lins

- 19/09/2020

panorama ortopedia

Você sabia que em 19 de setembro é comemorado o Dia do Ortopedista? A escolha da data para homenagear o profissional, especialista responsável por tratar qualquer alteração patológica que envolva ossos, tendões e ligamentos, faz referência à criação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), fundada no mesmo dia em 1935.

Por isso, para homenagear os especialistas de todo o país, preparamos um panorama com as principais atualizações da Ortopedia nos últimos anos. Confira:

De acordo com o CFM, em sua pesquisa Demografia Médica de 2018, a Ortopedia possui 15.598 especialistas em todo o país, sendo a sétima especialidade com o maior número de médicos especialistas. A Ortopedia representa 4,1% do total de títulos de especialidade no Brasil.

Crescimento da especialidade

Entre 2015 e 2018, o número de especialistas em Ortopedia cresceu 18,6%, conforme dados a seguir:

Entre as 27 unidades federativas, São Paulo continua sendo o estado com o maior número de especialistas, somando 4.636. Enquanto isso, Amapá e Roraima são os estados que apresentam o menor número de médicos especialistas, com 26 e 25, respectivamente.

Presença da especialidade nas residências médicas

De acordo com a pesquisa, atualmente, a Ortopedia é a sexta especialidade com o maior número de médicos cursando residência no Brasil. Ao todo, são 2.292, representando 6,5% dos residentes do país.

Distribuição de médicos especialistas por sexo

Os homens estão em maior número em 36 das 54 especialidades, e uma delas é a Ortopedia. Na especialidade, os homens representam 93,7% dos médicos especialistas, enquanto as mulheres ocupam apenas 6,3% do total.

A Ortopedia é a segunda especialidade com a maior presença masculina de especialistas, contabilizando 13.213 especialistas do sexo masculino, perdendo apenas para a Urologia.

Aproveite e clique aqui para ver o depoimento do presidente da SBOT, Glaydson Gomes Godinho, em homenagem ao Dia do Ortopedista.

Fonte: Demografia Médica 2018