As mídias sociais são ferramentas incríveis para alcançar seu público-alvo, seja ele composto exclusivamente por pacientes e potenciais pacientes, ou envolva formadores de opinião e influenciadores também. Da mesma forma com as oportunidades para acompanhar o efeito da sua comunicação com o público com quem você deseja se relacionar.
Você deve saber também que é possível – com bastante trabalho de planejamento e desenvolvimento de publicações – alcançar resultados satisfatórios contando apenas com o crescimento orgânico.
Mas se você deseja acelerar o processo, deve pensar em anunciar. Um anúncio em mídias sociais é um investimento muito mais acessível do que anunciar nas mídias tradicionais, além de ser a melhor forma de alcançar determinados públicos, já que a capacidade de segmentação (interesses, gênero, idade, relacionamento, cargo, etc.) é muito precisa. Existem diferentes tipos de anúncios disponíveis, por isso seu primeiro passo para fazer uma campanha em mídias sociais é definir seus objetivos com a ação.
O que você precisa saber para lidar com as mídias sociais:
- Facebook: possui uma série de regras quanto ao teor da mensagem, imagem e oferta para aprovar um anúncio. Para gerar seu anúncio, acesse sua página e localize, ao lado direito, o botão “Promover”. Ali você encontrará um passo a passo, no Gerenciador de Anúncios, para “Criar campanha”. Lembre-se que na área de Saúde, queremos que o potencial paciente conheça seus serviços e sua especialidade, e não gerar “vendas”.
- LinkedIn: oferece a possibilidade de sua mensagem chegar uma grande rede de profissionais e empresas. Se você tem uma oferta que seja interessante para o mundo corporativo (como a realização de check-ups, ou vacinação, por exemplo), pode ser visto por decisores da contratação de seus serviços anunciando ali.
- Instagram: é possível adicionar uma conta do Instagram a uma Página do Facebook em que você é administrador ou editor para poder criar anúncios e anunciar no Instagram sem precisar conectar sua conta a um Gerenciador de Negócios.
- Twitter: dependendo do seu objetivo, é possível escolher entre cinco tipos de campanhas disponíveis: campanha de cliques ou conversões em website; campanha de seguidores; campanha de engajamento; campanha de instalações de aplicativo ou de engajamentos com aplicativo ou campanhas de leads. A natureza dos serviços médicos sugere, essencialmente, a adoção de um dos três primeiros tipos de campanha.