Você sabia que o uso de e-mail marketing no seu negócio pode ajudar a concretizar um relacionamento mais próximo com seus pacientes? Apesar do crescimento de outras formas de comunicação digital, como as mensagens por aplicativos, o e-mail ainda é efetivo na comunicação com alguns grupos e com boa parte dos clientes. O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing mais indicadas para divulgação, com um retorno efetivo.
É por meio dessa ferramenta que um diálogo é estabelecido com o público, principalmente quando se usam mensagens personalizadas e disparos para públicos segmentados. Na área da Saúde, ao utilizar o e-mail marketing para promover os serviços de sua clínica ou consultório e estabelecer um canal de comunicação com os pacientes, é possível aumentar a satisfação deles com o seu serviço.
Dicas para o preparo do e-mail marketing
- Leve assuntos atrativos aos leitores;
- Coloque o nome do destinatário no assunto do e-mail;
- Seja objetivo e coeso no conteúdo;
- Utilize linguagem coloquial;
- Leve em consideração os melhores dias e horários para envio.
Motivos para usar e-mail marketing na clínica
Visibilidade
Atualmente, a maioria das pessoas está constantemente conectada à internet, seja pelo celular, computador ou outros dispositivos. Com isso, elas podem ter contato com o conteúdo que você enviará ao checar seus e-mails. É dessa forma que você pode conquistar a atenção de atuais clientes, divulgando seus serviços.
Baixo investimento e bom retorno
Outras formas de marketing – principalmente os métodos mais tradicionais de divulgação (como anúncios em jornais) – demandam um maior investimento financeiro. Com o e-mail marketing é diferente. Na verdade, o que é mais importante aqui é o conteúdo. Enviar informações relevantes e de qualidade fará com que você conquiste o público-alvo, e existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para automatizar as mensagens.
Segmentação do público-alvo
Quando o cadastro do paciente é solicitado, além do e-mail pelo qual ele receberá sua comunicação, é preciso obter autorização dele para o envio posterior de mensagens. Com base nos dados que ele fornecer, será possível segmentar a dispensação de informações, enviando conteúdos diferenciados e personalizados a cada tipo de público. Dessa forma, existe mais assertividade, o que pode impactar positivamente a forma como seus pacientes percebem os seus serviços.
Principais usos do e-mail marketing
Lembretes de retorno
O e-mail marketing pode avisar o paciente sobre a necessidade de retornar para mais uma consulta. Por meio dessa mensagem, você pode reforçar a importância de cuidar da saúde e sugerir o agendamento.
E-mails transacionais
A mensagem pode ser disparada para agradecer o cliente pela preferência ou oferecer algo de valor (como dicas adicionais para o cuidado com sua saúde) para mantê-lo engajado.
Newsletter
Útil para enviar informações pontuais como mudanças de horário, férias e outras questões que são relevantes para os pacientes. Também é interessante quando se cria uma periodicidade, para que se crie um hábito de o cliente receber as informações.
Pesquisa de satisfação
Entender o que seus pacientes pensam de seu serviço é importante para mantê-los. Entenda o que eles buscam para otimizar os processos na sua clínica. O ideal é que a pesquisa seja feita em plataformas próprias para esse fim. O e-mail pode ser importante para divulgar a pesquisa junto aos pacientes.
Aniversários e datas comemorativas
Uma simples mensagem parabenizando o paciente pelo seu dia de aniversário pode aumentar a satisfação dele em relação aos seus serviços, fidelizar sua marca e posicioná-la de forma mais efetiva.
Novos serviços
Pode ser utilizado caso você precise anunciar aos clientes que passará a oferecer um novo tipo de serviço na sua clínica (como um exame, por exemplo), entre outras novidades.