[__]

WhatsApp, Telegram e e-mail marketing: como utilizar as ferramentas ao seu favor?

Por:

Bárbara Mello

- 26/04/2021

E-mail marketing, WhatsApp e Telegram

E-mail marketing, WhatsApp e Telegram são ferramentas de comunicação eficazes e popularmente difundidas que têm sido cada vez mais utilizadas por quem deseja se comunicar de forma mais direta e assertiva com seus clientes. Na área da Saúde, médicos que atuam em consultórios e clínicas podem se beneficiar muito com funcionalidades disponíveis nas três ferramentas, em conjunto com estratégias de comunicação e marketing.

Conhecer as melhores formas de utilizar cada uma dessas ferramentas é essencial para que você aproveite o melhor de cada uma. Isso não significa, portanto, que você deva escolher apenas uma por apresentar mais vantagens do que outras, mas sim entender quais funcionam bem para seus objetivos e explorá-las de forma positiva e estratégica.

Vantagens de cada ferramenta na clínica ou consultório:

WhatsApp

Um dos aplicativos mais utilizados entre os brasileiros, serve tanto para uso pessoal quanto profissional. Na clínica ou no consultório, o WhatsApp torna-se bastante útil para contato com pacientes. Entenda as principais vantagens do uso da ferramenta:

  • Confirmação de consultas e avisos gerais: o uso do aplicativo para agendamento e confirmação de consultas é comum atualmente, o que torna o processo simples. Além disso, também é possível avisar os clientes sobre horários, procedimentos, atendimentos etc.
  • Comodidade: fator que faz muita diferença para os pacientes e para as secretárias, pois ambas as partes podem responder as mensagens e dúvidas nos horários em que estiverem mais livres para tal, diferente do que acontece com ligações.
  • Mensagens automáticas: são muito úteis para enviar orientações gerais sobre a clínica, horário de funcionamento, direcionamento assertivo do atendimento ou mensagens de saudação e apresentação do serviço aos novos contatos.
  • WhatsApp Web: a versão web do aplicativo facilita o trabalho das secretárias, que não precisam ficar o tempo todo conectadas ao celular para responder mensagens e podem gerenciar o perfil por meio da tela do computador, além de passar uma imagem maior de profissionalismo.

Telegram

Atualmente considerado um concorrente do WhatsApp, pois oferece funcionalidades semelhantes ao outro aplicativo, ele também pode ajudar o médico de consultório de diversas formas na comunicação e divulgação de seus serviços aos pacientes.

O aplicativo permite diálogos mais próximos, solução de dúvidas, envio de informações e outras formas de atuação. Desenvolver estratégias de marketing para a atuação no aplicativo pode ser o diferencial para conquistar a atenção e a confiança dos clientes. Alguns benefícios são:

  • Privacidade: devido à criptografia oferecida pelo aplicativo, as mensagens são armazenadas no servidor local e os chats secretos proporcionam ambiente seguro. Dessa forma, é possível trocar informações pessoais e delicadas com os pacientes.
  • Sincronização: as mensagens sincronizadas na nuvem permitem acesso a qualquer lugar sem que a plataforma precise estar conectada ao celular de forma simultânea, além de permitir o uso de vários dispositivos. Sendo assim, tanto o médico quanto os funcionários podem contactar os clientes ao mesmo tempo.
  • Interação: a possibilidade de criar enquetes e pesquisas para seu público-alvo permitem respostas rápidas e interação com os pacientes. Assim, é possível entender as opiniões e receber feedbacks mais assertivos.
  • Grupos e canais: os chats podem contar com a participação de milhares de usuários e é possível definir quem serão os administradores de grupo/canal e quem terá permissão para enviar mensagens. Ideal para disponibilizar os conteúdos de forma mais organizada e com uma quantidade mais restrita de mensagens.

E-mail marketing

O uso do e-mail marketing em sua clínica é uma estratégia extremamente útil para conquistar os pacientes. Por meio dessa ferramenta, é possível enviar conteúdos relevantes ao público-alvo e obter um retorno efetivo. Trata-se de uma maneira de viabilizar o diálogo com seus clientes atuais e potenciais, realizando uma segmentação de acordo com os objetivos. Além disso, é possível personalizar uma mensagem de acordo com quem irá recebê-la e com o objetivo do envio. As vantagens podem ser:

  • Visibilidade: quem checa seus próprios e-mails diariamente ou com certa frequência certamente verificará o conteúdo que você envia. A visibilidade acontece de forma mais natural e leva informações relevantes para ajudar quem está lendo o conteúdo.
  • Baixo custo e alto retorno: com pouco investimento nesse tipo de ferramenta é possível alcançar diversas pessoas e conquistar futuros clientes. O retorno financeiro pode possibilitar que novas estratégias sejam colocadas em prática.
  • Segmentação: tenha em mente que solicitar algumas informações da pessoa que irá se interessar em receber seus e-mails no momento do cadastro é essencial para realizar uma segmentação mais detalhada do seu público. Tendo essas informações, você poderá enviar conteúdos mais específicos e diferenciados.

Agora que já entende as melhores formas de atuar nas três plataformas, coloque em prática estratégias para que possa fidelizar os pacientes da melhor forma. Além disso, lembre-se de consultar o que diz a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Saiba mais a respeito dela clicando aqui.