Em 29 de maio comemora-se Dia do Gastroenterologista, mesmo dia das ações mundiais de prevenção e alerta à saúde digestiva. Como forma de homenagear esses profissionais tão importantes para a promoção de saúde à população, preparamos um panorama com os principais dados da especialidade.
Os números aqui apresentados foram coletados na mais recente pesquisa Demografia Médica, publicada em 2020 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A metodologia utilizada para o levantamento dos dados considera apenas os profissionais que possuem o Registro de Qualificação e Especialização (RQE).
Veja, a seguir, os principais dados.
Um novo caminho na Gastroenterologia
Tão importante quanto analisar os dados referentes aos números de gastroenterologistas no Brasil é olhar também para o futuro da Medicina e, mais especificamente, para o futuro da especialidade no país. Os números referentes à Residência Médica na especialidade têm revelado uma tendência de aumento com o decorrer dos anos. Tal fato demonstra novos olhares voltados à Gastroenterologia.
Fonte: Demografia Médica no Brasil 2020