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10 dicas para reduzir o absenteísmo de seu consultório

Por:

Ana Paula Costa

- 31/01/2022

Estratégias simples para melhorar o dia a dia no consultório e aumentar a produtividade de seu negócio.

Administrar um consultório não é tarefa fácil. Além da preocupação em oferecer a melhor experiência para o paciente, também é importante fazer uma boa gestão de pessoas e construir um ambiente de trabalho saudável para seus colaboradores. Um aspecto que pode afetar muito os negócios e sua produtividade é o índice de absenteísmo, que considera o número de faltas, atrasos e rotatividade dos funcionários. Em negócios mais enxutos, como clínicas e consultórios, o absenteísmo merece atenção, já que o atraso de apenas uma pessoa pode ser facilmente percebido pelos pacientes e prejudicar o funcionamento do consultório com um todo. Pensando nisso, confira abaixo dez dicas para melhorar o cotidiano de sua equipe (mesmo que ela seja formada por apenas você e sua secretária) e reduzir o absenteísmo em seu consultório:

  1. Considere a distância casa-trabalho dos funcionários:
    Ainda na fase de contratação, considere a distância entre a casa do colaborador e o consultório. Percorrer longas distâncias diariamente pode aumentar as chances de atraso – seja por causa do trânsito, acidentes ou até chuvas intensas – além de contribuir para o estresse do funcionário. Por isso, dê preferência para pessoas que morem mais perto.
  2. Incentive e reconheça o trabalho de sua equipe:
    Apontar erros, atrasos e faltas é importante para garantir uma boa performance de seus funcionários. No entanto, reconhecer e elogiar os acertos também faz parte de uma boa gestão de pessoal, pois ajuda os colaboradores a enxergar a importância de desempenhar seus papéis da melhor forma possível e os incentiva a continuarem assim.
  1. Ouça o que seus funcionários têm a dizer:
    Procure ouvir o que seus colaboradores pensam sobre o local de trabalho e o que pode estar causando atrasos e ausências. Em uma equipe muito pequena isso pode ser um desafio, mas é importante abrir espaço para feedback, para que os pontos que estão prejudicando o dia a dia possam ser melhorados.
  2. Avalie e cuide do relacionamento entre colaboradores:
    Não deixe de supervisionar e promover um ambiente saudável entre colegas. Um colaborador tóxico pode envenenar os colegas de trabalho e deixá-los mais improdutivos ou até propensos a trocar de trabalho. Por isso, promover um ambiente com respeito mútuo entre colaboradores faz toda a diferença na manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
  1. Cuide da saúde de sua equipe:
    Prezar pela saúde dos funcionários também é uma forma de reduzir ausências e atrasos. Seja promovendo ginástica laboral ou fornecendo máscaras e álcool em gel, não deixe de zelar pela saúde de sua equipe.
  1. Evite acidentes de trabalho:
    Ainda na linha da saúde, garantir o equipamento adequado e seguir as legislações sobre segurança no trabalho são atitudes muito importantes. Um ambiente que traga riscos à saúde pode ser um motivo para o funcionário não querer ficar no emprego ou, ainda pior, causar um acidente de trabalho. Logo, invista na segurança de seus funcionários.
  1. Pague em dia e de forma justa:
    Este item dispensa muitas explicações: fazer uma boa gestão financeira e oferecer pagamentos adequados ao serviço prestado por seus colaboradores é uma das melhores formas de valorizar esses profissionais e incentivar seu trabalho no consultório.
  1. Invista no ambiente do consultório:
    Assim como é importante para o paciente que o consultório seja agradável visualmente, esse aspecto também é importante para os funcionários, que estão ali diariamente e por longas horas. Por isso, não negligencie o aspecto visual de seu negócio.
  1. Zele pela imagem da empresa:
    Preze pela imagem e qualidade do serviço prestado por seu estabelecimento. Construir uma imagem sólida de seu negócio influenciará não só na opinião dos pacientes, mas também em como sua equipe se sente em relação ao serviço prestado e no quanto se dedicam na empresa.
  1. Busque uma liderança de qualidade:
    Por último, seja um bom líder: invista em suas habilidades de administração e gestão de pessoas para que os desafios do dia a dia do consultório possam ser enfrentados da melhor maneira, seus funcionários estejam satisfeitos e, consequentemente, se tornem mais produtivos.

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