Um dos símbolos da pandemia de Covid-19, o home-office veio para ficar. Algumas sociedades usam hoje essa modalidade de trabalho com seus colaboradores. Quais são as vantagens e as desvantagens?
Em março de 2020, foi decretada emergência sanitária no Brasil por conta da pandemia de Covid-19. Uma das principais determinações para deter o avanço da doença foi o distanciamento social. Com isso, em muitas cidades, empresas e instituições, inclusive na área da Saúde, como as associações médicas, tiveram que fechar as portas, obrigando seus funcionários a trabalharem em casa. O home-office sempre existiu, mas, com as circunstâncias impostas pela emergência sanitária, ele ganhou força.
Passado o auge da pandemia e com o retorno às atividades presenciais, muitas sociedades médicas começaram a avaliar se valeria a pena manter o home-office ou adotar um modelo híbrido de trabalho, no qual o colaborador dividiria sua semana de trabalho entre a presença na sociedade e a atuação remota. Algumas entidades optaram por voltar ao regime totalmente presencial. Outras, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF), mantiveram o home-office.
O diretor executivo da Aborl-CCF, Carlos Roberto da Silva, explica que o trabalho remoto, que começou como uma imposição, mostrou várias vantagens e, por isso, foi mantido na rotina dos colaboradores da sociedade. “No período de maior contaminação por Covid-19, ficamos praticamente 100% em home-office. Depois, tivemos a volta gradual e intercalada nos departamentos, considerando os protocolos necessários. Hoje, os colaboradores podem optar por trabalhar um dia por semana em home-office, também de modo intercalado entre os departamentos”, conta.
Segundo Silva, a implementação desse atual modelo de trabalho não foi complexa, principalmente porque a sociedade já tinha se adaptado ao longo da pandemia. Os computadores desktops foram substituídos por notebooks, mais fáceis de serem transportados no trabalho remoto. Além disso, houve um crescimento nesse período do uso dos canais digitais de comunicação, como chats, e-mail e WhatsApp, o que facilitou o contato frequente da equipe da sociedade com os associados, independentemente de onde estivessem.
“Como trabalhamos de forma híbrida e com escala nos departamentos, não identificamos nenhum prejuízo no atendimento aos associados. Procuramos deixar todos os canais de comunicação abertos, sendo as demandas direcionadas para as áreas responsáveis. Na rotina administrativa, conseguimos de forma prática equacionar todas as atividades, para que não houvesse nenhum prejuízo à entidade e para aproveitar a oportunidade de melhorar o atendimento e o acesso às informações de forma remota”, conta o diretor executivo da Aborl-CCF.
Vantagens do home-office
- Menos tempo perdido com o deslocamento do colaborador entre residência e trabalho;
- Mais tempo que pode ser destinado a outras atividades sociais;
- Melhoria da qualidade de vida do colaborador, com sua presença mais ativa no ambiente familiar.
Desvantagens do home-office
- Comunicação entre membros da equipe pode ficar mais difícil no dia a dia;
- Menos interação entre colaboradores e departamentos;
- Custo com atualização de equipamentos e com implementação de meios para compartilhar informações.