[__]

O desafio de ficar mais próximo da nova geração de médicos

Por:

Bruno Aires

- 07/11/2022

Atualizado: Bruno Aires - 29/08/2023

Os desafios de ficar mais proximo

Conversamos com os presidentes de duas grandes sociedades de especialidades – Urologia e Reumatologia – e eles contaram como é o trabalho para se aproximar dos profissionais mais jovens.

A Medicina está em constante renovação. Todo ano, milhares de estudantes se formam e começam suas residências em busca de uma especialização. Um dos desafios das sociedades médicas atualmente é o acompanhamento dessa renovação, encontrando formas de se aproximar das novas gerações de médicos. A educação continuada é uma das ferramentas mais utilizadas com esse objetivo.

Conversamos com dois presidentes de associações médicas para que eles nos contassem as experiências que as suas especialidades vêm realizando com o objetivo de ficar mais perto dos jovens médicos. Veja, a seguir, o que contaram o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Alfredo Canalini, e o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Marco Antônio Araújo da Rocha Loures.

Urologia

“A SBU desenvolve projetos para beneficiar os residentes. Um deles é o programa Target (Treinamento Avançado para Residentes com Guidelines em Treinamento), que promove uma série de webinars. Também são concedidas bolsas para estágios em serviços de Urologia fora do país (scholarship e fellowship) mediante convênio com sociedades estrangeiras (American Urological Association – AUA, European Association of Urology – EAU e Confederación Americana de Urología – CAU, principalmente).

Ser um membro titular ou associado da SBU permite acesso a todo o conteúdo de educação continuada que temos em nosso portal. São mais de 200 aulas gravadas com diversos temas. O associado também pode ler o IBJU, nossa revista científica, cujo fator de impacto vem aumentando significativamente nos últimos anos, e tem desconto de 50% na inscrição de todos os eventos oficiais e apoiados pela sociedade

É importante enfatizar que a sociedade trabalha ininterruptamente para valorizar o título de especialista, o que significa na prática uma certificação que permite ao especialista atuar em todas as áreas da nossa matriz de competência. Há alguns anos os seguros de saúde estavam criando entraves para autorizar procedimentos laparoscópicos realizados por urologistas e a intervenção da SBU nesse aspecto beneficiou o associado”.

Alfredo Canalini, presidente da SBU

Reumatologia

“A questão é como a sociedade pode se aproximar mais de residentes, recém-formados ou até de médicos do interior, aqueles que não estão próximos aos grandes centros. Uma das nossas iniciativas é fazer discussões sobre casos clínicos. Em novembro, vamos começar esse tipo de trabalho com casos clínicos bem simples, como se fosse um bate-papo entre dois especialistas.

Queremos estimular a participação dos preceptores, já que eles orientam os residentes. A ideia é que os preceptores apresentem os casos e conversem com o representante de uma das Comissões da SBR, que hoje são mais de 30 (Artrite, Lúpus, Espondilite, Osteoporose, entre outras). O debate será, de uma forma bem prática, sobre sintomas, diagnóstico, exames e tratamentos.

Então, essa é uma forma que temos para fazer com que o residente participe. Depois que o médico faz a prova de título, ele paga à sociedade, por três anos, uma anuidade menor. Além disso, incentivamos para que ele participe de uma de nossas comissões. O associado também não paga inscrição em eventos da sociedade, como jornadas e congressos, e têm acesso à Universidade da Reumatologia – conteúdo exclusivo e gratuito, com várias aulas gravadas e comentadas, no site da SBR.

Os médicos jovens estão, hoje, muito bem preparados, principalmente porque há um grande volume de informações on-line, tanto de literatura científica quanto de revistas. Eles têm ainda as mídias sociais, onde se comunicam muito bem com o público. É uma geração que já chega preparada e a sociedade quer se aproximar cada vez mais dela”.

Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da SBR