Especialista em Direito Médico alerta sobre os golpes no Instagram e orienta sobre o que fazer.
A história a seguir é real, mas o nome do personagem foi protegido. Certamente você já ouviu algo parecido:
_Olá. Tudo bem?
_Vi no insta que você está vendendo algumas coisas. Me interessei pela televisão.
_Faço o pix hoje mesmo!
Dr. Olavo, residente em São Paulo, recebeu a mensagem acima de um colega de turma. Primeiro, achou que era uma brincadeira. Depois, descobriu que, por meio de seu perfil, estavam postando stories anunciando televisão, geladeira, fogão, sofá etc. O “motivo” seria a mudança de seu irmão para o exterior. Foi assim que começou o pesadelo e a peregrinação para avisar colegas e pacientes de que se tratava de um golpe, e também para buscar recuperar a sua conta.
Nessa situação, é fundamental agir com urgência. Quanto mais rápido essas medidas forem postas em prática, menores serão os danos ocasionados ao profissional e aos seus pacientes.
- Siga o passo a passo do próprio instagram, para recuperar a conta;
- Faça um boletim de ocorrência online;
- Grave um vídeo explicando que seu perfil foi clonado e peça para o máximo de pessoas compartilharem.
Atenção: se você sabe quem invadiu sua conta, é possível entrar com um processo criminal e cível contra a pessoa.
Se você ainda não passou por esse problema, certamente conhece alguém que já teve a conta do Instagram invadida. Perder o acesso ao perfil sempre é uma situação desconfortável, tendo em vista que as redes sociais trouxeram grande praticidade tanto no âmbito profissional quanto pessoal, para todos os seus usuários. Todos temem perder o acesso às fotos, vídeos e conversas armazenadas, afinal são momentos especais, marcantes e pessoais de cada um. No entanto, esse tipo de problema vai muito além de um simples desconforto, tornando os seguidores daquele perfil suscetíveis a caírem em golpes aplicados com o nome do dono da página.
Já no caso daqueles que utilizam o Instagram com intuito profissional, os danos podem ser ainda mais prejudiciais, uma vez que a tendência seja de o público deixar de seguir aquele perfil ao notarem atividades suspeitas, ocasionando a diminuição da credibilidade e a interrupção da sua divulgação.
Para profissionais da Saúde, sobretudo os médicos, não é nada diferente: a postura ética do médico pode ser comprometida e as postagens falsas representam riscos tanto aos pacientes, que podem sofrer golpes, quanto para o médico, que pode ter seu nome e imagem atribuídos ao crime.
Para ajudar você a amenizar os danos causados por esse tipo de golpe, simplificamos o passo a passo do Instagram para recuperação de conta e ouvimos o especialista em Direito Médico Lymark Kamaroff, que nos explicou a importância de realizar o boletim de ocorrência e trouxe alguns alertas importantes para você, médico. Confira!
Passo a passo do Instagram
Se você ainda tem acesso à conta:
- Tente trocar a senha ou envie um e-mail de redefinição de senha para si mesmo;
- Ative a autenticação de dois fatores para obter segurança adicional;
- Confirme se seu telefone e endereço de e-mail estão corretos na aba de configurações;
- Acesse a Central de Contas e remova as contas vinculadas que você não reconhece;
- Cancele o acesso a aplicativos de terceiros suspeitos.
Se você perdeu o acesso à conta, tente todas as opções seguintes:
- Confira seu e-mail:
Verifique se há uma mensagem do endereço de e-mail “[email protected]” informando que seu endereço de e-mail foi alterado. Caso tenha recebido, poderá desfazer a ação em “reverter essa alteração” na mensagem do e-mail. - Solicite um link de login ao Instagram:
Na tela de login, clique em “Obter ajuda para entrar” (Android) ou “Esqueceu a senha?” (iPhone). Insira o nome de usuário, endereço de e-mail ou telefone associado à sua conta e toque em “Avançar”. Se você não sabe o nome de usuário, endereço de e-mail ou número de celular associado à sua conta, toque em “Precisa de mais ajuda?” sob o botão “Avançar” e siga as instruções na tela. Selecione o seu endereço de e-mail ou número de celular e toque em “Enviar” link para login. Clique no link de login em seu e-mail ou SMS e siga as instruções na tela. - Solicite um código de segurança ou suporte do Instagram:
Insira um endereço de e-mail seguro que apenas você possa acessar. Depois de enviar a solicitação, você receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas. - Verifique sua identidade:
1 – Suporte para uma conta sem fotos suas: você receberá um e-mail de resposta automática da equipe de suporte da Meta para ajudar a identificar a sua identidade ao fornecer o endereço de e-mail ou o número de celular cadastrado e o tipo de dispositivo usado no momento do cadastro (por exemplo, iPhone, Android, iPad ou outro).2 – Suporte para uma conta que possui fotos suas: você precisará fazer uma selfie de vídeo virando o rosto para diferentes direções. Depois de enviar a selfie de vídeo, você receberá um e-mail do Instagram no endereço de e-mail seguro fornecido. Se não for possível confirmar a sua identidade com o vídeo enviado, você poderá enviar um novo.
Boletim de ocorrência
Segundo o advogado, geralmente, essa prática está acompanhada pela venda de produtos inexistentes, o que configura o crime de estelionatário. Por isso, é importante permitir que as autoridades investiguem o caso. “Isso evita que o perfil realize golpes em nome do médico, além de resguardá-lo”, explica. Segundo Kamaroff, diante da perda que essa invasão pode causar, caso consiga descobrir quem foi o responsável, é possível tomar medidas judiciais. “Além de um processo criminal, podemos entrar com um processo cível contra a pessoa, pedindo tanto dano moral ou dano da imagem, quanto dano material, se conseguirmos comprovar que ele ocorreu”, explica.
Como convencer meus pacientes que não sou eu?
Uma alternativa é gravar um vídeo, em que você explique que seu perfil foi clonado e pedindo para que todos denunciem a conta, para evitar que novos golpes aconteçam. Desse modo, você impedirá que outras pessoas sejam prejudicadas e terá mais chances do seu público voltar a acompanhar o seu trabalho, uma vez que identifiquem o seu compromisso em notificá-los e protegê-los.