[__]

BASIS II – Iniciativas na área da Saúde no nordeste

Por:

Universo DOC

- 16/11/2022

CONHEÇA AS 12 INICIATIVAS SELECIONADAS

Com o desafio de promover saúde e qualidade de vida para comunidades carentes da região Nordeste do Brasil, a Fundação Dom Cabral (FDC) e o Instituto SAB lançaram a segunda edição do BASIS, uma trilha de capacitação desenvolvida para dar suporte e orientação técnica a iniciativas da sociedade civil que promovam ações que impactem a vida de milhares de brasileiros.

O BASIS nasceu da parceria entre as duas entidades e teve sua primeira edição em 2021, quando capacitou 12 projetos na região sudeste do país. Ele é resultado de estudos que indicam que muitas iniciativas sociais não conseguem sobreviver ou desenvolver todo o seu potencial por questões organizacionais, gerenciais e por carências na área da tecnologia.

Agora, nesta segunda edição foram selecionados 12 projetos que atuam na região nordeste do país, através de um edital iniciado dia 20 de julho e finalizado em 26 de agosto. Centenas de iniciativas dos 9 estados nordestinos participaram do processo. Após cumprimento dos requisitos previstos no edital, uma minuciosa seleção encabeçada por profissionais da FDC e do Instituto SAB foram escolhidos os seguintes projetos:

  1. Abrace uma Borboleta,
  2. Centro Médico Integrativo – Casa de Cura Caraíva;
  3. Coletivo Mulheres Periféricas e LGBTQIA+;
  4. Giro Preventivo – Associação das Favelas de Sergipe (CUFA);
  5. Grupo de Apoio à Criança com Câncer;
  6. Lar Esperança de Vida Luiz de Oliveira Neves Pesqueira;
  7. Melhoria da Assistência no Serviço de Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna;
  8. Mulheres em Crescimento;
  9. Nosso Negócio é a Cura – Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva;
  10. Primeiros Socorros para Todos;
  11. Projetos Arroz com Feijão;
  12. Mais Água.

Todos participarão de uma trilha de capacitação durante 8 meses em  formato misto – online e presencial.  Para garantir o acesso e cumprimento da carga horário estabelecida, o Instituto SAB doará um notebook para cada projeto.

 Desenvolvida pela Fundação Dom Cabral, especializada em gerir negócios e capacitar pessoas, a metodologia será aplicada em diferentes áreas com  objetivo de estruturar e reestruturar os projetos. “Após um diagnóstico personalizado, ofereceremos a cada iniciativa todo o suporte necessário para o desenvolvimento e ampliação do projeto. Estruturar de maneira sólida e eficaz ampliando seu poder de atuação é nosso objetivo”, declara o coordenador do projeto, professor Márcio Rabelo.

A trilha de capacitação atua de forma efetiva em áreas cruciais para o desenvolvimento de qualquer negócio ou iniciativa. Amparo jurídico, suporte na de gestão de pessoas, orientações nas áreas de comunicação e marketing e estratégias para a viabilização financeira dos projetos serão alguns pontos abordados durante todo o processo. “A saúde é um grande desafio em todo Brasil, mas na região nordeste isso é mais evidente e preocupante. Programas sociais ajudam a diminuir essa desigualdade e estruturar esses projetos aumentando positivamente seus impactos é necessário e exige expertise e seriedade”, revela Áurea Barros, superintendente do Instituto SAB.

As aulas começam agora no início de novembro no formato online. No final do mês, o grupo participará de um workshop, que será realizado em Salvador, Bahia. “Serão dois dias de plena imersão e troca de conhecimento entre os projetos e nossa equipe”, adianta Márcio Rabelo.

Em tempo: milhões de nordestinos sofrem com a escassez de recursos materiais, de infraestrutura e com a falta de profissionais. 29% dos municípios nordestinos encontram-se em estado de extrema pobreza. “Para se ter uma ideia, existem bolsões de municípios sem estrutura mínima de atendimento, o que desequilibra e agrava ainda mais o acesso à saúde. Não temos dúvidas que as ações sociais fazem a diferença e precisam ser incentivadas e estruturadas. Precisamos transformar essa triste realidade”, finaliza Áurea Barros.

Sobre o Instituto SAB

O Instituto SAB – Saúde, Aceleração e Bem-Estar (SAB) é uma associação privada sem finalidade lucrativa com atuação em saúde. Fundada em 07 de maio de 1975, a sua missão é contribuir com a saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de excelência em serviços de saúde na área da promoção da saúde.

Sobre a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira de classe mundial e que capacitou, em 2021, mais de 37 mil executivos. Fundada há mais de 45 anos,  está posicionada entre as melhores do mundo, ocupando, em 2022, a 9ª posição dentre as escolas de educação executiva participantes do ranking do Financial Times.

A FDC contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade articulando Educação Executiva, Educação Acadêmica e Educação Social para o desenvolver gestores, executivos e empresários de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Por meio do Centro Social Cardeal Dom Serafim, a FDC gera impacto social positivo tendo a educação como pilar para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares e organizações sociais e seus gestores, por meio de capacitação. Em 2021, lançou o portal Seja Relevante, hub de informação com a curadoria da FDC e conteúdos proprietários, que traz notícias e informações relevantes para quem quer saber o que há de mais importante na área de carreira, gestão, negócios e impacto social.

Acesse www.sejarelevante.com.br

 

Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.