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6 tendências para a área da Saúde em 2023

Por:

Karin Dracxler

- 27/03/2023

6 tendências para a área da Saúde em 2023

Após dois anos intensos, marcados pela pandemia, a área da Saúde teve que se reinventar. Como será 2023? A onda de mudanças deve continuar? Para responder essas perguntas, listamos possíveis tendências

O ano de 2022 foi de muitos desafios, que trouxeram várias mudanças e crescimento em diversos setores sociais, especialmente na área da Saúde. A crise instaurada pela pandemia do Covid-19 possibilitou o surgimento e a implementação de novas tecnologias na Saúde, como a Telemedicina, que teve seu uso autorizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em março de 2020. No final de 2022, foi sancionada a nova lei que regulamenta a prática da Telessaúde.

Além da Telemedicina, diversos dispositivos e tecnologias despontam como grandes promessas para o ano em curso, como a Internet das Coisas, Wearables e a inteligência artificial. Por isso, nada melhor do que começar o ano acompanhando as tendências do mercado para a área da saúde. Confira!

Internet das Coisas (IoT) na área da Saúde

A Internet das Coisas na Medicina proporciona uma série de mudanças na assistência médica, traz benefícios as empresas, aos profissionais e aos pacientes, além de torná-la mais eficiente.

Maneiras de utilizar a IoT na Medicina:

  • Monitorar condições crônicas, alguns dispositivos de IoT são usados para monitorar a saúde dos pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, ajudam a detectar problemas antes que eles piorem;
  • Gerenciar medicamentos, dispensadores de medicamento inteligentes podem ser usados para garantir que os pacientes tomem seus medicamentos na hora certa e evitem internações medicamentosas;
  • Monitoramento de pacientes, dispositivos de IoT, como sensores de frequência cardíaca e pressão, podem ser usados para monitorar os pacientes em tempo real e permitir que os médicos identifiquem rapidamente qualquer problema de saúde;
  • Atendimento em emergência, como as pulseiras de alerta médico, podem ser usadas para garantir que os pacientes recebam atendimento em caso de emergência.
Telemedicina / Telessaúde

O CFM autorizou o uso da Telemedicina em 20 de março de 2020, em caráter excepcional e temporário, em virtude da pandemia de Covid-19. Todavia, esta é uma modalidade de atendimento que veio para ficar, está cada vez mais popular e até os órgãos governamentais já a utilizam.

No final de 2022, foi sancionada a Lei da Telessaúde, que amplia ainda mais a utilização da tecnologia da informação e da comunicação na área da Saúde, pois agora, além dos médicos, os demais profissionais da área da saúde vão poder usufruir da ferramenta.

Segundo a Agência do Senado essa nova legislação também garante ao profissional liberdade e completa independência de decidir sobre a utilização ou não da Telessaúde desde a primeira consulta. O médico pode optar pela utilização de atendimento presencial sempre que entender necessário.

Em 2023, a Telemedicina amplia seu espectro de abrangência, contribui para tornar o sistema de saúde mais acessível e eficiente. Uma novidade é a realização de perícias médicas com uso da Telemedicina pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com a nova resolução do CFM, a perícia médica mediada por tecnologias de comunicação pode acontecer nos casos especificados na norma. Como regra, a perícia médica deve ser realizada de forma presencial. Outra novidade é a possibilidade de realizar a prova de vida de forma não presencial. O INSS implementou um sistema totalmente automatizado que cruza os dados dos beneficiários e, assim, confirma a prova de vida.

Dando sequência às tendências, o atendimento híbrido segue em crescimento na Saúde, principalmente por permitir flexibilidade e acessibilidade para os pacientes. Após a aprovação da lei que regulamenta a prática da Telessaúde, cabe ao médico e ao paciente definirem se o atendimento, desde a primeira consulta, será presencial ou remoto.

Wearables

Wearables são dispositivos vestíveis, como smartwatches, pulseiras inteligentes e dispositivos de monitoramento de atividade. Esses dispositivos medem e rastreiam variáveis de saúde, como batimentos cardíacos, sono, atividade física e muito mais. Ferramenta valiosa para a Medicina, que cada vez mais é usada para que os pacientes recebam o melhor atendimento possível.

Formas como os Wearables podem ser usados na Medicina:

  • Monitoramento da saúde: esses equipamentos monitoram variáveis de saúde ajudam os médicos a identificar precocemente condições de saúde do paciente;
  • Encoraja a atividade física: sendo usados para incentivar os pacientes a se manterem ativos, através do monitoramento de suas atividades físicas e fornece feedback personalizado para ajudá-los a alcançar suas metas de saúde;
  • Auxilia no acompanhamento pós-operatório : pode ser usado para acompanhar os pacientes no pós-operatório, pois monitora sua recuperação e envia alertas para os médicos se ocorrer alguma alteração no quadro clínico.
Inteligência artificial na área da Saúde

Transformar a clínica em um ambiente mais digital tornou-se uma necessidade em 2023. Essa automação de processos teve um papel fundamental durante a pandemia, proporcionando uma experiência mais eficaz para o paciente.

Alguns exemplos de experiência digital na área da Saúde relacionados no trato com o paciente:

  • Confirmação de consultas;
  • Agendamento de consultas;
  • Solicitação de agendamentos;
  • Prescrição digital (receitas, atestados e solicitações de exames);
  • Processo de realização de pesquisa de satisfação.

A tendência para a área da saúde é que em 2023 a inteligência artificial seja aperfeiçoada e, cada vez mais, gestores de clínicas e consultórios optem por aderir a essa modalidade tecnológica.

Gestão de processos

A gestão de processo é uma abordagem para que documentos, informações, atividades e tarefas fluam de forma adequada pela empresa. Dessa forma, melhora a eficiência, qualidade e efetividade dos processos de negócios.

Na Medicina, a gestão de processos pode ser usada para aprimorar a prestação de cuidados aos pacientes, melhorar a eficiência e a qualidade da assistência médica. Permite que os profissionais da Saúde otimizem seus processos, ampliem a eficiência operacional e melhorem a qualidade do atendimento clínico.

Como usar a gestão de processo na Medicina:

  • Workflows: usado para otimizar os fluxos de trabalho clínicos, ajuda a padronizar os processos e a garantir que os pacientes recebam o tratamento certo na hora certa;
  • Melhoria da qualidade dos serviços, a gestão de processos pode ser usada para identificar pontos fracos nos processos de saúde e implementar soluções para melhorar a qualidade dos processos;
  • Contribui para redução de erros médicos, pois pode ser usada para identificar fontes de erros médicos e implementar soluções para reduzir o risco dos mesmos;
  • Otimização de recursos financeiros, pode identificar oportunidades de otimização de recursos e assim, ajuda a garantir que os recursos sejam usados de maneira eficiente e eficaz;

Melhoria da satisfação do paciente, pois essa forma de gestão pode ser usada para melhorar a experiência do paciente, de garantir que eles recebam um atendimento rápido, eficiente e de qualidade.

As tendências no marketing médico 

As tendências de marketing médico para 2023 incluem:

  • Personalização: os pacientes esperam que as mensagens de saúde sejam direcionadas a eles e a suas necessidades individuais;
  • Conteúdo de saúde: as pessoas estão cada vez mais interessadas em conteúdo de saúde e bem-estar. Por isso, os profissionais de Saúde devem investir em conteúdo educativo e informativo;
  • Marketing de mídia social: as redes sociais são uma ferramenta valiosa para construir relacionamentos com pacientes e promover a marca do médico;
  • Marketing de voz: a popularidade dos assistentes de voz, como Alexa e Google Home, está crescendo e os profissionais de saúde devem considerar a inclusão de marketing de voz em suas estratégias.

A pandemia do Covid-19 teve um impacto significativo no marketing médico. Muitos profissionais começaram a perceber que o ambiente digital é um ótimo espaço para educar e fidelizar seus pacientes.

Mais pessoas passaram a acessar a internet para encontrar informações sobre saúde, sendo fundamental contar com um posicionamento digital qualificado. Uma pesquisa realizada pelo Google revelou que 26% dos brasileiros recorrem primeiramente a ele ao se deparar com um problema de saúde.

Isso mostra que os médicos têm um amplo mercado a ser explorado. Ao criar uma página nas redes sociais, por exemplo, o médico tem a oportunidade de publicar conteúdos relevantes e confiáveis a fim de educar seus pacientes e combater as fake news, que se tornaram um dos maiores desafios do setor.

Além disso, os médicos também podem usar sua página para compartilhar dicas e conselhos sobre a prevenção de doenças, alimentação saudável e estilo de vida saudável. Essas atitudes podem ajudar a educar os pacientes sobre os cuidados de sua saúde e prevenir doenças.

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