Saiba a importância e a maneira certa de manter a qualidade do sono.
Não é algo incomum nos depararmos com profissionais que, devido à rotina corrida e ao estresse do trabalho, acabam tendo o sono prejudicado e, muitas vezes, sofrem com a insônia. Para os médicos, isso é ainda mais comum. Por conta dos horários incertos e das diversas emergências típicas da profissão, eles acabam deixando de lado a própria saúde, o que inclui o sono. Afinal, como anda a qualidade do seu?
De acordo com o pneumologista Gabriel Rozin, que estuda e atua na abordagem das interfaces da Medicina do Estilo de Vida, o sono é um momento crucial de restabelecimento do organismo. Isso porque ele é responsável pela redução dos níveis de estresse metabólico e emocional, do tônus simpático, da pressão arterial e da frequência cardíaca, pela menor resistência à insulina, pelo melhor metabolismo de lipídios e pela consolidação das memórias e aprendizados, entre outros benefícios. “Uma rotina de sono saudável é fundamental para consolidar a estratégia de prevenção e firmar hábitos saudáveis”, enaltece o profissional.
Melhorando a rotina do sono
Os médicos estão entre os profissionais que colecionam alguns dos piores índices em vários aspectos de estilo de vida saudável: alto índice de sobrepeso e obesidade, sedentarismo, depressão.
De acordo com o especialista, é possível melhorar a qualidade do sono aplicando algumas técnicas na rotina. “É recomendado diminuir os estímulos luminosos e sonoros à noite, reduzir o uso de aparelhos eletrônicos (especialmente telas de LCD), fazer uma refeição leve (predominantemente vegetal) e buscar atividades de relaxamento, como meditação. Essas atitudes podem melhorar a qualidade do sono, trazendo mais sensação de descanso e de qualidade de vida”, exemplifica.
O que é Medicina do Estilo de Vida?
Como abordado anteriormente, Gabriel Rozin estuda e atua na abordagem das interfaces do estilo de vida sobre a Saúde, uma abordagem em Medicina Preventiva que prioriza as intervenções comportamentais para prevenção, tratamento e reversão de doenças crônicas, e que possui seis importantes pilares. Confira abaixo:
Dicas para melhorar a qualidade do seu sono
É evidente a importância de uma rotina saudável de sono na vida de um médico. Por isso, conheça algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono: