[__]

Desafios e planos dos presidentes das sociedades de especialidades

Por:

Bruno Aires

- 30/05/2023

Desafios e planos dos presidentes das sociedades de especialidades

Reunidos no Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades 2023, os presidentes de grandes associações médicas revelam os desafios e os planos de suas gestões.

Quais são os grandes desafios do presidente de uma sociedade de especialidade médica? Essa foi uma das perguntas que norteou a produção do Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades 2023, publicação produzida pela DOC com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB).

O livro reúne um panorama das 27 federadas e das 54 sociedades de especialidades representativas dos médicos brasileiros. A obra contou com a importante contribuição das próprias associações para compor o seu conteúdo.

Ao longo das suas páginas, o Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades 2023 traz o depoimento dos presidentes das sociedades de especialidades, revelando quais são os planos e os desafios para os próximos meses da sua gestão. Veja a seguir os trechos de alguns depoimentos que podem ser encontrados na publicação.

Conheça os planos e os desafios dos presidentes das sociedades de especialidades
Andréa Araujo BrandãoPresidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

“Em 2023, nossa sociedade completa 80 anos de sua fundação, reconhecida como um exemplo de instituição ética dedicada ao associativismo e à ciência, com relevantes contribuições para a excelência no cuidado cardiovascular no Brasil. Este ano, daremos continuidade ao nosso novo modelo de governança, que muito tem contribuído para a melhoria de nossa gestão”.

Andréa Araujo Brandão
Presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

“A pandemia nos impôs uma série de restrições, principalmente o cerceamento do contato interpessoal. Entretanto, com muita agilidade, nos adaptamos aos novos tempos e as atividades remotas tornaram possível manter a chama acesa. Nossa missão agora é recomeçar os encontros presenciais, porém a expertise obtida com reuniões remotas nos estimula a seguir também com esse modelo”.

Antônio Carlos L. Campos
Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)

Antonio Carlos

Paulo Augusto

“Um dos nossos focos nessa gestão é a ampliação do diálogo e das ações conjuntas com sociedades médicas nacionais e internacionais, no intuito de estreitar laços, realizar publicações, simpósios e eventos para ampliar o debate e o alcance de temas relacionados a doenças endocrinometabólicas. Queremos garantir informação e conhecimento aos nossos associados, além de melhor atenção à população em geral”.

Paulo Augusto Carvalho Miranda
Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

“A Medicina do Trabalho chega a 2023 com grandes desafios a serem superados, com novos marcos regulatórios que devem ser estudados quanto os possíveis impactos em nossa prática diária. A ANAMT está atenta para promover uma Medicina do Trabalho melhor para os especialistas e para dar mais visibilidade a toda a sociedade sobre o papel decisivo dos médicos do Trabalho”.

Francisco Cortes Fernandes
Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT)

“Para consolidar o excelente trabalho feito pelas últimas gestões, 2023 é um ano fundamental. As últimas gestões profissionalizaram a entidade e a alçaram para uma posição de destaque, modernizando sua gestão e aumentando a representatividade de oncologistas clínicos de todo o Brasil. Pretendemos criar novas oportunidades de crescimento e novas frentes de diálogo com o poder público e com a sociedade civil”.

Carlos Gil
Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)