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5 acertos do marketing em um serviço médico

Por:

Gabriel Lopes

- 12/06/2023

5 acertos do marketing em um serviço médico

Montar um planejamento de marketing que guie o consultório para o melhor atendimento do paciente pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser. Definir o que se quer alcançar com o serviço, buscar as melhores práticas de atendimento para o paciente, promover o treinamento da equipe do consultório, contar com equipes focadas no marketing médico e outras ações são alguns dos aspectos que se pode pensar durante o processo de construção desse planejamento.

Para guiar o profissional da Saúde a fazer o planejamento de marketing de forma segura e sem dores de cabeça, o Universo DOC entrevistou a especialista em Marketing Alice Selles, que ranqueou cinco acertos do marketing para o serviço médico.

1. Defina um objetivo compatível com suas expectativas e potencialidades

Todo o planejamento será guiado por um primeiro passo: a definição do objetivo. Esse ponto de partida orienta as próximas etapas das ações de marketing, norteia o foco e ajuda a definir as melhores ferramentas utilizadas para alavancar o serviço médico.

Alice explica que os objetivos podem ser variados e cabe ao médico entender qual seria o melhor para o seu serviço. “O médico pode querer aumentar a fidelização de pacientes que chegam ou pode querer aumentar a conversão. Por exemplo: se ele tem uma especialidade cirúrgica, seu objetivo pode ser o de fazer com que o paciente que procura o consultório opte por fazer a cirurgia com ele”, exemplifica.

2. Identifique o público-alvo que você quer atingir

Com o objetivo devidamente definido, chegou a vez do público-alvo. Entender quem é esse público pode ajudá-lo a se comunicar da melhor forma, atingindo o objetivo com mais assertividade. Alice esclarece que pensar o público vai além dos próprios pacientes, esbarrando também na relação com seus colegas de profissão.

“O consultório do médico é formado por pacientes que o encontram nas redes sociais ou que são indicados por outros pacientes? Pacientes que vêm indicados por outros médicos também são um público em potencial, porque é preciso manter uma comunicação com esses outros médicos para gerar a indicação”, afirma. A especialista também pontua que, com o público bem definido, será mais fácil adotar as melhores ferramentas de marketing para falar com quem se deseja.

3. Construa estratégias robustas e invista tempo

As estratégias bem definidas guiarão o médico não só na operacionalização do serviço, mas nas futuras decisões que ele pode tomar para o progresso do consultório. Alice lembra que, além de uma boa estratégia, o médico pode contar com profissionais especializados para ajudá-lo a montar todo o planejamento de marketing. “Mas não precisa terceirizar tudo. Você tem de se envolver na construção do planejamento. Depois, costumo dizer para os médicos que duas horas por semana são o suficiente para eles cuidarem do próprio marketing”, ressalta.

4. Investimento financeiro se faz necessário

Não basta apenas investir tempo e ideias no planejamento, a parte financeira também é primordial para que o objetivo seja devidamente alcançado. Pode-se investir, por exemplo, em campanhas nas redes sociais para alcançar novos públicos ou engajá-los nas mídias. Outro tipo de investimento seria o de estruturar melhor o consultório e deixá-lo mais acolhedor, com as melhores tecnologias de atendimento e com uma equipe mais bem treinada. Esse é mais um ponto que terá como base o objetivo traçado no início do planejamento.

Alice aconselha que injetar capital no próprio serviço médico é uma parte que não deve ser ignorada e, se não for feito, pode trazer riscos a todo o planejamento de marketing: “Sem isso, você terá baixos resultados ou pelo menos uma decepção nos resultados que deseja alcançar”.

5. Priorize a jornada do seu paciente

Conhecer e dar o devido valor a toda a jornada que o paciente faz até de fato passar pela porta do consultório é de extrema importância para conseguir mais resultados. Entender como começa a busca pelo consultório, de que maneira ele aparece como resultados (seja por meio de uma pesquisa na internet ou pela divulgação boca a boca), se todas as informações estão atualizadas ou se a marcação é facilitada são alguns dos pontos importantes que o médico deve considerar e que interfere em toda a experiência do paciente.

A especialista completa: “É necessário focar em cada uma dessas etapas, assim o paciente terá uma experiência boa ou não, o que ajudará na conversão, que é um momento importante para qualquer profissional da Saúde”.

Acertos como esses elevarão o marketing médico do seu serviço de saúde a outro patamar, com atendimentos que trarão satisfação e impressões positivas ao paciente.