Publicação traz um panorama das sociedades de especialidades e federadas filiadas à AMB, com depoimentos dos seus presidentes. Muitos dirigentes destacam a importância da defesa profissional
A defesa profissional é, hoje, um dos principais pilares de atuação das sociedades médicas. Por isso, muitas delas promovem ações que se traduzem na busca por meios de impedir a invasão do chamado ato médico por profissionais formados em outras áreas da Saúde. Esse tema fica evidente quando os presidentes das entidades médicas fazem um balanço de suas gestões.
Muitos desses dirigentes participaram do Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades 2023, publicação produzida pela DOC com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB). O livro reúne um panorama das 27 federadas e das 54 sociedades de especialidades representativas dos médicos brasileiros e você conhecê-lo clicando aqui.
Ao longo das suas páginas, o Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades 2023 traz o depoimento dos presidentes das sociedades de especialidades. Leia a seguir trechos de alguns depoimentos que podem ser encontrados na publicação e que mostram como a defesa profissional está na pauta de discussão das entidades médicas.
Presidentes das sociedades de especialidade destacam a importância da defesa profissional:
“O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é uma entidade sólida, que atua desde o primeiro contato de acadêmicos de Medicina com a especialidade. Temos uma atuação muito significativa na defesa do acesso da população à assistência médica oftalmológica e nas condições de trabalho dos profissionais que a elas se dedicam, com ampla oferta de oportunidades de atualização e capacitação profissional”.
Cristiano Caixeta Umbelino
Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
“O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) é uma instituição cientifica atuante, preocupada com a formação e a educação continuada do cirurgião brasileiro, valorizando os avanços atuais e priorizando as evidências cientificas. Como entidade representante dos cirurgiões brasileiros, primamos pela defesa do exercício profissional e pela valorização do cirurgião brasileiro”.
Luiz Carlos von Bahten
Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
“Em 2023, mantemos nossa cultura organizacional de crescimento, agilidade no trabalho e entrega de atividades científicas como centro de nosso propósito. O engajamento de nossos associados contribui para a missão da AMIB em fomentar o aprendizado, a pesquisa, a defesa profissional, a titulação e a valorização dos profissionais que atuam nas terapias intensivas do Brasil, tornando-nos cada vez mais conectados”.
Marcelo Oliveira Maia
Presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
“Nosso principal propósito é oferecer atualização científica a nossos associados, além de formação adequada para os cirurgiões jovens em treinamento. Enquanto especialistas, atuamos junto à população em geral, na conscientização, na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças. Por fim, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) atua, firmemente, na defesa profissional de seus associados”.
Antônio Lacerda Filho
Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP)
“A Acupuntura é a especialidade mais nova entre as 55 reconhecidas no Brasil e já somos mais de 4 mil titulados pela AMB. Infelizmente, o nosso Ato Médico tem sido invadido de tal forma a colocar nossa população em risco. Em 2023, juntaremos nossas forças na defesa profissional e contamos com o apoio da AMB, do CFM e de todas as sociedades de especialidades que assinaram o nosso manifesto”.
André Wan Wen Tsai
Presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA)