[__]

Anuário 2023: realizações e lutas ao longo da história

Por:

Bruno Aires

- 21/08/2023

Anuario 2023

Com um panorama das sociedades e federadas filiadas à AMB, publicação traz depoimentos dos dirigentes das associações, mostrando que, ainda hoje, há muito o que lutar para valorizar o profissional médica.

Ao longo da história, as sociedades de especialidades se firmaram como principais representantes dos profissionais médicos. Não à toa, hoje, são responsáveis por assegurar que o médico está apto a atuar na área no qual se especializou. Elas também promovem ações em defesa dos direitos do médico e iniciativas que orientam a população sobre doenças e tratamentos. Tudo isso compôs, ao longo do tempo, uma história de lutas, protagonizada pelos dirigentes dessas sociedades.

Muitos desses dirigentes participaram do Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades 2023, publicação produzida pela DOC com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB). O livro reúne um panorama das 27 federadas e das 54 sociedades de especialidades representativas dos médicos brasileiros e você pode conhecê-lo clicando aqui.

Ao longo das suas páginas, o Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades 2023 traz o depoimentodos presidentes das sociedades de especialidades. Leia a seguir trechos de alguns depoimentos que podem ser encontrados na publicação e que mostram como as sociedades, ainda hoje, lutam para valorizar o profissional médico.

Presidentes destacam as histórias de luta das sociedades de especialidades:

“Tenho muito orgulho em dizer que a Sociedade Brasileira de Clínica Médica não é formada por paredes. Sua alma está na dedicação de todos os colegas clínicos, que nos ajudam a prezar pelos pilares da SBCM: a relação médico-paciente, a humanização da Medicina, a valorização do médico clínico e a democratização e qualificação do ensino da Medicina”.

Antonio Carlos Lopes
Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM)
“A SBU é uma das mais ativas sociedades de especialidade do nosso país, com uma projeção internacional através do seu congresso e com a sua revista oficial, que tem fator de impacto de 3.05. Estamos trabalhando na valorização do urologista brasileiro em diversos aspectos, tanto científica como profissionalmente, e democratizando os processos de treinamento em novas tecnologias”.

Alfredo Felix Canalini
Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)
“A SBR tem como missão promover a excelência da Reumatologia. As administrações que nos sucederam deixaram marcas, reconhecidamente, de realizações em todas as áreas e em todos os sentidos. Basta seguir o roteiro de trabalhar em equipe e de ouvir nossos associados que poderemos fazer o trabalho digno que a SBR merece”.

Marco Antônio Araújo da Rocha Loures
Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
“Os objetivos da SBP incluem levar aos pediatras brasileiros as melhores evidências científicas disponíveis, bem como o agir com ética e com as bases referenciais da Bioética, quais sejam a beneficência, a não maleficência, a autonomia e a justiça, sempre com o horizonte na equidade, para que possam beneficiar com qualificação as crianças e os adolescentes”.

Clóvis Francisco Constantino
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
“A SBPT reconhece a necessidade do momento em que vivemos no Brasil e apoia todas as ações que invistam na produção de pesquisa, de tecnologia e de inovação, sobretudo no que se relacione às doenças respiratórias mais prevalentes. Queremos estabelecer programas com recomendações bem fundamentadas e, sobretudo, assegurar acesso aos usuários”.

Margareth Maria Pretti Dalcolmo
Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)