[__]

Aplicativos podem auxiliar na educação do paciente?

Por:

Julia Lins

- 19/09/2023

Atualizado: Mariana Lopes - 26/09/2023

Aplicativos

Saiba como os apps podem ser um grande aliado na relação médico-paciente e na educação de pacientes

Estabelecer um bom relacionamento com os pacientes pode ser um grande desafio para os médicos. Porém, a tecnologia aparece como uma importante aliada para atingir essa conexão e auxiliar na educação de pacientes. Além disso, permite monitorar, promover cuidados e estimular maior adesão aos tratamentos de saúde, facilitando a integração entre profissionais e usuário. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas para estreitar a relação médico-paciente são os aplicativos para smartphones.

O uso dos apps promove autonomia para o paciente e oferece ferramentas alternativas para a autogestão de necessidades específicas que podem ser adicionadas a medidas terapêuticas convencionais, proporcionando ganho real ao tratamento. Porém, apesar de seus ganhos comprovados, alguns médicos ainda são receosos ou têm dúvidas sobre a eficácia dos aplicativos na educação de seus pacientes. Por isso, listamos a seguir alguns dos seus principais benefícios à saúde.

Maior possibilidade de adesão ao tratamento
É comum que os pacientes esqueçam de tomar os seus medicamentos necessários no horário correto, até mesmo por um ou mais dias. Existem aplicativos muito úteis para esse tipo de situação. A utilização pode ser essencial para os pacientes que se esquecem de suas medicações frequentemente, pois, além de configurar lembretes, alguns permitem registrar o formato e o visual dos remédios, para encontrá-los mais facilmente.
Aumento do monitoramento de funções corporais e vitais
Com a tecnologia, uma nova possibilidade se abriu para os pacientes. Hoje, é possível aferir a pressão, medir os batimentos cardíacos e até mesmo verificar a quantidade de passos dados utilizando um simples aplicativo. Apenas com o toque de seu dedo, é possível fazer medições como frequência cardíaca, pressão sanguínea e nível de lipídios. Há também aplicativos capazes de realizar testes para verificar se a visão e a audição estão em dia.
Incentivo à manutenção de uma rotina saudável
Alguns aplicativos podem fornecer importantes ferramentas para que os profissionais de Saúde possam monitorar e atuar na educação de pacientes, ensinando sobre modificações dietéticas específicas, como redução na ingestão diária de sódio durante a alimentação, a partir de mensagens com informações dos alimentos a serem consumidos.
Esses apps auxiliam os pacientes a registrar suas refeições, visualizar suas receitas, enviar e receber fotos e até mesmo conversar com um nutricionista por chat. Assim, quando chega à consulta, o paciente pode mostrar o que comeu em cada refeição, agilizando o atendimento.
Ajuda em situações emergenciais
Muitos pacientes têm dúvidas sobre como atuar em situações emergenciais, que podem acontecer a qualquer momento de suas rotinas. Por isso, pode ser interessante que o médico indique alguns apps confiáveis e de fácil compreensão para ajudá-los nessas situações.
Diminuição da disseminação de fake news
O Dr. Google é uma realidade na vida do médico e, com o tempo, é preciso entender como lidar com isso. Durante essa busca por informações sobre a sua condição na internet, o paciente pode ficar confuso e se deparar com uma série de informações falsas.
Uma das formas de evitar essa situação seria indicar uma referência confiável para que o paciente possa consultá-la quando tiver dúvidas. Nesse caso, o médico pode indicar páginas em alguns aplicativos (como Instagram e YouTube), que atuariam como ferramentas complementares à educação de pacientes