[__]

Seguro: o que é essencial na prática médica?

Por:

Beatriz Soares

- 06/11/2023

Quando consideramos que não temos controle do futuro, assumimos que coisas fora do nosso alcance podem acontecer. Por isso, pensando em uma empresa ou nas finanças do profissional, é preciso identificar antecipadamente os fatores que podem colocá-los em risco.

Imagine que um dia você está trabalhando e de repente sofre um acidente que o impossibilita de trabalhar. Ou imagine-se em uma situação em que você fez de tudo para auxiliar um paciente, mas, insatisfeito com o resultado do atendimento ou do procedimento, ele entra com um processo contra você. Pois bem: nessas situações, podem entrar os seguros médicos.

Enriquecer faz bem à saúde, para profissionais da saúde que desejam conquistar e manter a independência financeira. Adquira agora o livro.

O principal papel deles é assegurar que, no caso desses imprevistos, o financeiro do profissional ou do seu empreendimento não seja prejudicado. Para entender por que os seguros são essenciais na prática médica, precisamos entender como eles funcionam. Por isso, trazendo o conteúdo do livro Enriquecer faz bem à saúde, de autoria do neurocirurgião Francinaldo Gomes, o Universo DOC separou três tipos de seguros mais utilizados pelos profissionais.

Tipos de seguros

No geral, os seguros são importantes pois garantem que o profissional continue recebendo mesmo estando impossibilitado de trabalhar. Entender qual tipo de seguro é importante para o seu perfil depende do tipo de análise que você fará de acordo com as suas necessidades e objetivos, tanto pessoais quanto do empreendimento.

Cada seguro atende um ponto específico e, por isso, é importante que o profissional escolha após uma análise minuciosa do que pode acontecer. Ter conhecimento de seus riscos o auxilia a prever possíveis danos e, consequentemente, a escolher o melhor seguro.

Os imprevistos que podem impedir o profissional de trabalhar são diversos e podem estar relacionados a acidentes ou outras situações de risco, levando até mesmo a um processo na esfera jurídica. Isso reflete em diversos aspectos e corrobora para que o profissional:

No caso do empreendimento
• Não tenha dinheiro entrando
• Não consiga pagar os funcionários e as contas
• Tenha que fechar o estabelecimento
Em caso pessoal
• Não tenha dinheiro entrando
• Não consiga pagar as contas pessoais
• Não consiga organizar as finanças pessoais
1. Seguro de vida resgatável (SVR)

Essa modalidade de seguro permite que o assegurado resgate parte do valor pago para a seguradora em caso de cancelamento. Após a contratação, parte dos prêmios é direcionada para uma conta de investimento separada, que acumula valor ao longo do tempo.

Conforme descrito por Gomes em seu livro: “O SVR geralmente é contratado por períodos definidos de cinco a 30 anos. Nesse período, o profissional realiza aportes mensais determinados conforme o valor do capital segurado. Esse valor é determinado pelo profissional de acordo com seu orçamento”.

2. Diária por incapacidade temporária (DIT)

Esse seguro é conhecido e utilizado por profissionais que precisam do corpo para gerarem a manutenção das finanças e de caixa, como o profissional médico. A DIT é voltada para profissionais que, ao ficarem impossibilitados de continuarem exercendo a profissão, por doença ou invalidez, terão toda ou parte da renda comprometida. É a garantia do pagamento ao segurado e objetiva não prejudicar a saúde financeira em razão de doença ou de acidente.

Segundo Gomes: “Entre as vantagens da DIT, destacam-se o baixo custo em relação aos benefícios, a facilidade de contratar o produto, a agilidade no pagamento de benefício, a possibilidade de ajuste no decorrer do plano e o cancelamento sem burocracia”.

3. Seguro de responsabilidade civil (SRC)

Destinado a profissionais da Saúde no geral, esse seguro ajuda a cobrir os custos de indenização em caso de o profissional ser responsabilizado e/ou processado por danos causados ​​ao paciente durante tratamento ou procedimento médico. Ele pode cobrir despesas legais, indenizações e outras questões relacionadas ao processo. De forma simples, é como se fosse uma barreira de proteção.

“A principal vantagem do SRC é proteger o patrimônio do profissional da Saúde e garantir que, em caso de necessidade, seu paciente e os familiares deste sejam indenizados com mais agilidade, sem comprometer o andamento da atividade profissional dos envolvidos. Inclusive, o capital segurado no SRC pode ser usado para pagar honorários advocatícios”, exemplifica o especialista.