[__]

Como calcular o valor da sua clínica?

Por:

Beatriz Soares

- 21/11/2023

Quanto vale sua clínica?

Calcular o valor da clínica ajuda na tomada de importantes decisões que podem ajudar no crescimento do empreendimento

O cálculo do valor de uma empresa é essencial para realizar movimentações benéficas para o empreendimento, como as que agregam valor e podem proporcionar a expansão do negócio. Ao calcular o valor de uma clínica, consegue-se determinar os valores de compra e venda e até a movimentação do quadro de sócios, bem como sua relação com eles.

Você sabe como funciona esse cálculo? O Universo Doc conversou com Eduardo Regonha, diretor executivo da XHL Consultoria e especialista em Gestão de Custos em Saúde, para ajudá-lo a entender como funciona esse processo.

O que calcular? O primeiro passo é entender o que deve ser calculado para chegar ao valor da clínica. Segundo Regonha, todos os bens da clínica compõem o valor final. “Mas ainda é importante destacar que os bens e direitos da clínica não são os principais determinantes do valor e, sim, a sua perspectiva de geração de riqueza. O seu resultado operacional pode superar o valor patrimonial”, alerta o especialista.

Bens a serem considerados para o cálculo:
· Dinheiro em caixa
· Aplicações financeiras
· Estoques
· Equipamentos da clínica

Atenção!
Deve-se considerar também outros quesitos, como: contratos com trabalhadores, administradores e médicos; estrutura organizacional e de pessoal e dívidas assumidas
.

Entretanto, é preciso estar atento. Regonha destaca que nem sempre os valores apresentados no balanço representam o valor real dos bens. “Por isso, muitas vezes, apesar de ter o valor dos bens espelhados no balanço patrimonial, recomendamos uma avaliação imobiliária para o imóvel e uma atualização dos valores dos equipamentos, por meio de um estudo especializado”, orienta o especialista.

Modelos de cálculo

Cada segmento ou tipo de negócio procura avaliar qual o método que mais se ajusta para a realidade da instituição, por isso existem diversas técnicas a serem utilizadas para alcançar o valor da empresa. Segundo Regonha, os modelos mais recomendados para o segmento da Saúde são os que se concentram no modelo do fluxo de caixa descontado com o fluxo de caixa livre na perpetuidade e no modelo de múltiplos EBITDA, pois são os que mais refletem o efetivo valor da instituição.

· Modelo de avaliação patrimonial contábil: baseia-se nas demonstrações financeiras da clínica e, por meio deles, chega-se ao valor da empresa, que é o valor de seu próprio patrimônio líquido.
 
· Modelo de capitalização dos lucros: visa a capitalizar os lucros médios ponderados.
 
· Modelo de múltiplos do faturamento: permite identificar quantas vezes o valor do faturamento vale uma empresa, com o índice de múltiplos pelo faturamento ou pela receita.
 
· Modelo de múltiplos EBITDA: usado para comparar empresas semelhantes. Com ele, é possível definir um múltiplo e assim avaliar esse valor com os dados das empresas (a partir do desempenho econômico e financeiro delas).
 
· Modelo do fluxo de caixa descontado com fluxo de caixa livre na perpetuidade: usado para calcular o valor do negócio, baseando-se na capacidade de geração de riqueza futura e considerando os múltiplos fluxos de caixa de maneira perpétua.
 
· Modelo baseado no EVA (economic value added – valor econômico agregado): nesse modelo, se consegue medir o desempenho econômico do empreendimento com base no que ele criou, após subtração do custo do capital investido a partir do lucro operacional obtido.

Benefícios do cálculo

A valoração da clínica ocorre quando existe a possibilidade de negociações, como compra e venda, fusões, e mesmo entrada e/ou saída de sócios. Regonha explica que a valoração ajuda em diversos processos de tomada de decisão por parte dos sócios, mas que é preciso estar atento. Apesar dos modelos e dos cálculos de valoração, não existe um valor perfeito. “Sempre quem está comprando tende a depreciar o valor e quem está vendendo direciona para uma supervalorização”, exemplifica.

Já quando houver o interesse em aumentar o quadro de sócios, saber o valor pode ser uma vantagem, visto que é fundamental que todos os envolvidos conheçam o valor estimado da empresa, assim amenizando possíveis desacordos entre as partes.

Complementando os benefícios, o valor da clínica também é importante para manter um bom relacionamento societário. “Conhecer o valor da clínica pode contribuir para uma boa relação entre os sócios, pois isso demonstra qual a participação (patrimonial) de cada um. Todavia, a força de trabalho e a geração de receita e de despesa de cada um dos sócios também são fatores relevantes para um bom relacionamento entre as partes”, ressalta.