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O WhatsApp pode ser um problema para o médico?

Por:

Gabriela Leonardi

- 27/11/2023

O WhatsApp pode ser um problema para o médico?

Um atendimento de excelência na Saúde tem início desde a hora de marcar a consulta e se tornou comum oferecer meios práticos para o agendamento. Entre eles, o mais popular é o WhatsApp, que provou ser uma mídia efetiva para a troca de mensagens. Porém, se não for utilizado com critério, esse aplicativo pode se tornar uma dor de cabeça para o médico.

O reumatologista João Alho afirma que mais de 90% de suas consultas são agendadas pelo WhatsApp, ou seja, raramente outros meios, como o telefone fixo, e-mail e o próprio espaço físico do consultório, são utilizados para essa parte do atendimento. “No geral, também temos que completar o processo pelo próprio aplicativo, com questões de pagamento e outras informações”, explica.

Essa facilidade de se comunicar pelo aplicativo pode gerar situações de estresse tanto para o médico quanto para o resto da equipe, principalmente para a secretária, que é a colaboradora que está em contato on-line com os pacientes durante a maior parte do expediente.

João diz que, apesar de tentar educar os pacientes sobre o propósito do WhatsApp, diariamente surgem mensagens excessivas ou desnecessárias. “Todos os dias recebemos correntes de fake news de questões políticas (de todas as ideologias possíveis), fotos de gatinhos dando ‘bom dia’, correntes de oração, propaganda de festas ou de carros usados”, lamenta.

Além disso, o reumatologista afirma que muitos pacientes interpretam mal a versatilidade do WhatsApp e imaginam que terão respostas imediatas do médico a qualquer hora do dia, inclusive durante consultas. “Muitas vezes, deixamos de descansar, de ir para a academia ou de fazer um lanche para responder o WhatsApp. A minha equipe ajuda muito a filtrar, mas há dias que termino o trabalho e tenho 40 pessoas para responder”, revela.

Por isso, listamos abaixo quatro dicas para que o WhatsApp seja usado de forma controlada no seu atendimento.

1. Use o WhatsApp Business  
Por meio do WhatsApp Business, é possível personalizar seu perfil e disponibilizar o máximo de informações sobre o atendimento, como:
 
· Especialidade
· Endereço do consultório
· Dias e horários de atendimento
· Média de preço por consulta
·  Site, e-mail e redes sociais do médico
 
Expor essas informações já reduz o número de dúvidas do paciente, principalmente para aqueles que pretendem agendar a primeira consulta.
2. Utilize mensagens automáticas  
Estabelecer mensagens automáticas após o recebimento da primeira mensagem do paciente é uma alternativa para informar os dados essenciais sobre o atendimento – considerando que há pacientes que não olham os dados presentes na descrição do contato.

Ademais, essa resposta imediata, apesar de automática, fará com que o paciente não se sinta ignorado e dará tempo para a secretária ou o próprio médico conduzirem o resto da conversa com calma.

É preciso ter em mente que, de acordo com a conversa, muitas vezes a resposta do consultório não será imediata, como explica João Alho: “Responder nunca é simples: você lê a mensagem, olha o prontuário do paciente, vê suas anotações, diagnósticos, exames e a receita, o que é altamente cansativo”.
3. Separe um horário para responder as mensagens
Assim como o médico precisa de foco para realizar cada atendimento com os cuidados necessários, a secretária também possui outras demandas no consultório além de responder as mensagens dos pacientes.

Por isso, é essencial reforçar entre a equipe que, apesar de importante, ficar de olho no WhatsApp não é a prioridade máxima. Isso previne que os colaboradores e o próprio médico percam tempo dando atenção para o aplicativo, o que pode gerar até mesmo dependência na mídia digital.
4. Coloque-se em primeiro lugar
A relação médico-paciente é um pilar essencial para o exercício profissional. Ainda assim, é preciso colocar um limite nesse vínculo para evitar abordagens excessivas ou em horários inadequados e até mesmo cobranças por parte dos pacientes.

Com o crescimento de enfermidades desencadeadas no ambiente de trabalho, como o burnout, priorizar a sua saúde mental é indispensável para manter o atendimento e preservar sua qualidade de vida. Deixar de responder algumas mensagens no WhatsApp não será um fator a comprometer isso.

“Somos, antes de tudo, pessoas. Se você viver para trabalhar e mesmo no horário de descanso ficar de forma não remunerada no celular trabalhando, a sua saúde mental será prejudicada”, alerta o reumatologista.

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