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Como aumentar o volume de consultas?

Por:

Gabriela Leonardi

- 08/12/2023

Como aumentar o volume de consultas?
Mentor em gestão médica, Rogério Magalhães.

Um dos principais objetivos na vida do médico é conquistar cada vez mais pacientes e oferecer um atendimento de sucesso. Por isso, pode ser frustrante perceber que o seu consultório não está progredindo como o esperado, sendo um desafio tanto para jovens profissionais como para os mais experientes.

O mentor em gestão médica Rogério Magalhães afirma que não é fácil conciliar a atuação médica com a habilidade em gerir um negócio, o que pode impactar no fluxo de pacientes dentro de sua clínica. Por isso, o Universo DOC separou cinco dicas para aumentar o volume de consultas e lotar sua agenda:

💱1. Definir um funil de vendas

No marketing, hoje, existe um conceito chamado de “funil de vendas”. Nada mais é que uma organização das etapas pelas quais um potencial cliente (no caso do médico, paciente) passa em sua jornada para que uma venda seja concretizada (no caso da Saúde, até que um serviço ou atendimento seja realizado).

Essa jornada pode ser graficamente representada por um funil, pois, a cada etapa ou ação realizada para captar novos clientes, o grupo de potenciais pacientes diminui, tal qual um funil que tem sua ponta mais estreita. Apesar de o funil de vendas ser um modelo pensado para empresas, há diversos benefícios em adotar essa estratégia por uma instituição de saúde. Isso porque o funil serve para determinar assertivamente as pessoas que contratarão o seu serviço.

Levando em conta a procura por aumentar o volume de consultas, o mais importante nesse processo é, primeiro, considerar qual é o público mais adequado ao seu perfil profissional. Assim será mais fácil chamar a atenção desses potenciais pacientes, e algumas formas de captação são:

  • Indicação de um amigo/familiar que já foi atendido e teve uma boa experiência;
  • Indicação de outro especialista da área;  
  • Divulgação nas redes sociais.

Ao ter essa pré-captação em mente, será mais fácil criar planos de ação para alcançar mais pacientes. Magalhães acrescenta: “É importante que, a partir do momento que o paciente entra como prospecção, exista uma equipe capacitada para atender as expectativas”.

💱2. Mantenha contato com os pacientes

Ter um bom relacionamento com os seus pacientes é essencial para que eles voltem em ocasiões futuras e ainda indiquem o seu consultório para outras pessoas. Enviar lembretes, mensagens ou e-mails em ocasiões especiais (como datas comemorativas) mostrará ao paciente que ele é apreciado.

Magalhães acrescenta que pode haver planos de ação, como bonificações, para estimular essa captação: “Muitas vezes, os pacientes podem estar inseridos em seu cadastro. Por meio do CRM, ele poderá reativar esses pacientes e lançar algum tipo de benefício”, comenta. O especialista também sugere a criação de campanhas internas em que, ao indicar outra pessoa, o paciente receba determinadas vantagens dentro da clínica ou em outro serviço.

💱3. Pense em campanhas de tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital em que são criados anúncios pagos. Por isso, Magalhães aponta essa ferramenta como uma oportunidade de aumentar o seu número de consultas a partir do momento que suas postagens chamam a atenção de novos usuários.

Ele explica: “Ao desenvolver uma campanha de um tráfego pago, ele promove um vídeo criativo em redes sociais direcionado às pessoas que têm o mesmo perfil dos pacientes que ele já atende”. A partir dessa visibilidade, as pessoas que se sentirem captadas pelo consultório irão buscar mais informações acerca do profissional, e é nesse momento que é essencial que haja uma equipe bem treinada e com script definido para agendar novas consultas.

💱4. Busque parcerias

Outra alternativa para captar novos pacientes e gerar um maior volume de consultas é investir em parcerias com outros médicos. Conversar com profissionais não apenas de sua área, mas de outras especialidades, pode ser uma oportunidade para criar ideias de divulgação conjuntas. Além disso, é interessante para o paciente receber a indicação de um especialista que já conheça, pois ele sentirá uma maior segurança no atendimento.

Magalhães adiciona que essa captação de novos pacientes a partir da indicação de outro especialista pode estar entrelaçado a divulgação de benefícios e tratamentos diferenciados. A longo prazo esse modelo pode, inclusive, fazer parte dos seus negócios.

💱5. Invista em seu marketing

Para Magalhães, o marketing médico é imprescindível para quem quer aumentar a consulta: “Através do marketing ele vai captar novos pacientes, se posicionar e ter vantagem competitiva para que o paciente possa vê-lo com os diferenciais em relação a sua especialidade”, constata.

Algumas etapas são essenciais para ter sucesso ao investir no marketing médico, como:

  • Identificar o seu público-alvo
  • Usar as redes sociais para cunho educacional
  • Manter a frequência de postagens
  • Ser autêntico
  • Ouvir seus pacientes

💱O preço da consulta impacta?

Estipular uma faixa de preços para o atendimento pode se tornar um desafio ao ter em mente o aumento de pacientes. Porém, Magalhães afirma que ao atrelar o valor da consulta com o seu valor profissional, isso trará uma maior valorização ao seu trabalho, tendo em mente o seu currículo, capacitações e o que entrega aos pacientes. “Deve haver muito cuidado por parte do médico em relação ao que está traçando no mercado. Então ele não pode confundir valor agregado com preço financeiro”, ressalta. Tão importante quanto seguir as dicas para aumentar o volume de consultas, é ter em mente a qualificação do seu serviço e não desvalorizá-lo.