[__]

Dia do Alergista: veja o panorama da especialidade

Por:

- 14/12/2023

Atualizado: Mariana Tavares

dia do alergista

O Dia do Alergista é comemorado em 17 de novembro. Esse profissional é responsável pela realização de diagnósticos e tratamentos relacionados às patologias alérgicas. Além disso, é uma das especialidades médicas que apresenta maior desenvolvimento nos últimos anos, ainda mais no que diz respeito à área de pesquisas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil cerca de 35% da população sofra de algum tipo de alergia. Um dos tipos mais comuns é a respiratória, que tende a se agravar durante o inverno. Ademais, outras alergias como as de pele, as alimentares e as de medicamentos também afetam grande parte da população.

Para marcarmos a celebração desta data especial, preparamos um panorama com dados atualizados da especialidade no Brasil. Confira a seguir.

Segundo a pesquisa Demografia Médica 2023, publicada pela Associação Médica Brasileira (AMB), existem no Brasil 2.052 alergistas e imunologistas. A média de idade desses profissionais é de 50 anos e, em relação ao tempo de formado, a média é de 26 anos.