Na era das mensagens instantâneas, as sociedades médicas vêm investindo no contato dos associados via WhatsApp. No entanto, é preciso ter cuidado para usar esse recurso de maneira adequada
O WhatsApp é, hoje, o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Dados de dezembro de 2023 mostram que mais de 2 bilhões de pessoas usam essa mídia para a troca de mensagens instantâneas em todo o planeta. No Brasil, são 147 milhões de usuários, além de 5 milhões de empresas fazendo contato com clientes pelo aplicativo.
As sociedades médicas também vêm adotando cada vez mais o WhatsApp como um canal de comunicação e que pode levar, de maneira efetiva, vários tipos de conteúdo aos seus associados. Atualmente, esta é uma forma de contato mais rápida e dinâmica, muito bem aceita pelas gerações mais jovens. Porém, o que muitas vezes se questiona é: como informar sem ser invasivo?
Entendendo os conceitos
WhatsApp: aplicativo de mensagem instantânea lançado em 2009 e usado em todo o mundo em multiplataformas (celulares, computadores etc.). Além de mensagens, também áudios, fotos, vídeos e outros documentos podem ser compartilhados entre os usuários. Grupo: reunião de até 1.024 usuários em que todos têm acesso às mensagens e arquivos enviados ali. É possível restringir o grupo para que apenas administradores possam enviar mensagens. Comunidade: reunião de até 50 grupos por um administrador, com um limite de 5 mil membros no total. Assim, é possível enviar informações a todos os participantes ao mesmo tempo. Lista de transmissão: permite que um usuário envie uma mesma mensagem simultaneamente a até 256 contatos salvos. A diferença entre a lista de transmissão e os grupos é que a primeira só permite que o criador envie mensagens. Caso o destinatário responda, se inicia uma conversa privada entre ambos. |
Hoje, os médicos são constantemente “bombardeados” com mensagens ao longo do dia, oriundas de vários tipos de contatos, como pacientes, colegas médicos, familiares, amigos, empresas e associações. Por isso, o envio de mensagens periódicas em grupos, comunidades ou listas de transmissão por parte das sociedades pode incomodar e até mesmo afugentar seus associados.
A primeira orientação, portanto, ao usar o WhatsApp no contato com o associado é: use-o com moderação e parcimônia. Além disso, é preciso solicitar a autorização do associado para o contato pelo aplicativo – principalmente, se a sociedade o incluir em um grupo, comunidade ou lista de transmissão.
Essa autorização pode ser requisitada por e-mail, SMS ou até mesmo por mensagem do próprio WhatsApp. Abaixo, veja outras dicas para a sociedade médica utilizar o WhatsApp no contato com os associados:
7 passos para utilizar o WhatsApp com os associados
1. Divulgue o número do WhatsApp em todas as comunicações e canais oficiais da sociedade 2. Não exagere: evite enviar muitas mensagens em um curto período 3. Peça autorização para manter o contato ou adicionar em grupos, comunidades ou listas de transmissão 4. Ao utilizar grupos, o ideal é que apenas a sociedade, como administradora, possa enviar mensagens 5. Crie listas de transmissão para enviar comunicados oficiais e divulgar eventos e congressos 6. Dê preferência a recursos visuais para passar a informação de maneira mais direta 7. Se o associado fizer um contato, responda o quanto antes e não o deixe na expectativa |