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WhatsApp nas sociedades médicas: como levar conteúdo sem ser invasivo?

Por:

Bruno Aires

- 09/02/2024

Na era das mensagens instantâneas, as sociedades médicas vêm investindo no contato dos associados via WhatsApp. No entanto, é preciso ter cuidado para usar esse recurso de maneira adequada

O WhatsApp é, hoje, o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Dados de dezembro de 2023 mostram que mais de 2 bilhões de pessoas usam essa mídia para a troca de mensagens instantâneas em todo o planeta. No Brasil, são 147 milhões de usuários, além de 5 milhões de empresas fazendo contato com clientes pelo aplicativo.

As sociedades médicas também vêm adotando cada vez mais o WhatsApp como um canal de comunicação e que pode levar, de maneira efetiva, vários tipos de conteúdo aos seus associados. Atualmente, esta é uma forma de contato mais rápida e dinâmica, muito bem aceita pelas gerações mais jovens. Porém, o que muitas vezes se questiona é: como informar sem ser invasivo?

Entendendo os conceitos

WhatsApp: aplicativo de mensagem instantânea lançado em 2009 e usado em todo o mundo em multiplataformas (celulares, computadores etc.). Além de mensagens, também áudios, fotos, vídeos e outros documentos podem ser compartilhados entre os usuários.

Grupo: reunião de até 1.024 usuários em que todos têm acesso às mensagens e arquivos enviados ali. É possível restringir o grupo para que apenas administradores possam enviar mensagens.

Comunidade: reunião de até 50 grupos por um administrador, com um limite de 5 mil membros no total. Assim, é possível enviar informações a todos os participantes ao mesmo tempo.

Lista de transmissão: permite que um usuário envie uma mesma mensagem simultaneamente a até 256 contatos salvos. A diferença entre a lista de transmissão e os grupos é que a primeira só permite que o criador envie mensagens. Caso o destinatário responda, se inicia uma conversa privada entre ambos.

Hoje, os médicos são constantemente “bombardeados” com mensagens ao longo do dia, oriundas de vários tipos de contatos, como pacientes, colegas médicos, familiares, amigos, empresas e associações. Por isso, o envio de mensagens periódicas em grupos, comunidades ou listas de transmissão por parte das sociedades pode incomodar e até mesmo afugentar seus associados.

A primeira orientação, portanto, ao usar o WhatsApp no contato com o associado é: use-o com moderação e parcimônia. Além disso, é preciso solicitar a autorização do associado para o contato pelo aplicativo – principalmente, se a sociedade o incluir em um grupo, comunidade ou lista de transmissão.

Essa autorização pode ser requisitada por e-mail, SMS ou até mesmo por mensagem do próprio WhatsApp. Abaixo, veja outras dicas para a sociedade médica utilizar o WhatsApp no contato com os associados:

7 passos para utilizar o WhatsApp com os associados

1. Divulgue o número do WhatsApp em todas as comunicações e canais oficiais da sociedade

2. Não exagere: evite enviar muitas mensagens em um curto período

3. Peça autorização para manter o contato ou adicionar em grupos, comunidades ou listas de transmissão

4. Ao utilizar grupos, o ideal é que apenas a sociedade, como administradora, possa enviar mensagens

5. Crie listas de transmissão para enviar comunicados oficiais e divulgar eventos e congressos

6. Dê preferência a recursos visuais para passar a informação de maneira mais direta

7. Se o associado fizer um contato, responda o quanto antes e não o deixe na expectativa