[__]

Fabrízio Ricci Romano é o novo presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia

Por:

Universo DOC

- 27/02/2024

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) deu posse à nova presidência e aos membros da diretoria que irão comandar a entidade na gestão 2024. A solenidade foi realizada em São Paulo neste mês de fevereiro e apresentou como o novo presidente da Associação, Dr. Fabrízio Ricci Romano.

Entidade revelou nova gestão e principais objetivos para o ano de 2024

Atuando como otorrinolaringologista desde 2001, Romano é formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado em ciências pela FMUSP e pós-doutorado em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMUSP-RP). Além disso, já foi presidente da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e presidente do Departamento de Cirurgia de Base de Crânio da ABORL-CCF

Há 19 anos participando ativamente da ABORL-CCF, a nova liderança afirmou em seu discurso que a otorrinolaringologia possui uma das sociedades médicas mais bem organizadas do país. “Consegui ver de perto o crescimento e a evolução da Associação. Todas as diretorias e presidentes me ensinaram muito, cada um com sua particularidade. Será um ano de muito trabalho e muito recompensador”, disse.

Durante o evento, Romano evidenciou que, nos últimos tempos, a medicina e a otorrinolaringologia vêm sofrendo com a diminuição da remuneração, piora das condições de trabalho, invasão por profissionais não médicos, cursos que formam pseudoespecialistas, entre outras situações que configuram um desafio à categoria.

“A defesa profissional está entre as atuações mais importantes da ABORL-CCF e esse ano ela será extremamente valorizada. Com novas ideias e abordagens, esperamos continuar avançando e trabalhando junto a Associação Médica Brasileira, com o Conselho Federal de Medicina e com as demais entidades médicas nessa luta”, declarou.

Os programas voltados para o viés social também receberão atenção especial da nova diretoria, bem como o compromisso em fornecer orientações atualizadas para a comunidade otorrinolaringológica.

A posse contou com a presença de líderes de importantes entidades do setor, como o Dr. Akira Ishida, representando a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Dra. Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina representando o Conselho Federal de Medicina e a Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOT- CCF).

Diretoria

Composta por 13 médicos, o grupo de direção da ABORL-CCF em 2024 também tomou posse dos cargos no evento. Sendo eles: Dr. Leonardo Haddad (1º vice-presidente), Dr. André Alencar Araripe Nunes (2º vice-presidente), Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci (secretário-geral), Dr. Ali Mahmoud (diretor tesoureiro), Dr. Marcos Luiz Antunes (tesoureiro adjunto), Dra. Renata Ribeiro de Mendonça Pilan (secretária adjunta) e Dr. Artur Grinfeld, Dra. Camila de Giacomo Carneiro, Dra. Cláudia Schweiger, Dr. Marcel Menon Miyake, Dr. Miguel Soares Tepedino, Dr. Thiago Freire Pinto Bezerra, Dr. Virgílio Batista do Prado como assessores.