[__]

Belém será sede da Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia

Por:

Array

- 26/03/2024

Evento será realizado entre os dias 25 e 27 de abril e debaterá avanços recentes da reumatologia e necessidades dos pacientes. Atrasos no diagnóstico de sintomas e encaminhamentos de doentes aos especialistas são desafios nas regiões. 

Entre os dias 25 e 27 de abril, Belém (PA) será sede da XXVII Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e pela Sociedade Paraense de Reumatologia. Durante três dias, o evento reunirá especialistas renomados do setor para discussões, apresentações de casos, e conferências abordando os principais e mais atuais temas da reumatologia com especificidades no tratamento da população nessas regiões do país. 

“Vamos discutir os avanços na especialidade e o aprimoramento de conhecimento entre os profissionais de saúde, inclusive, com abordagens voltadas à atenção básica de saúde, que é a porta de entrada do paciente”, afirma a reumatologista Louise Tandaya Bendahan, presidente do evento e da Sociedade Paraense de Reumatologia. 

Segundo ela, um importante desafio na reumatologia está na capacitação e interação com profissionais de saúde de outras especialidades para o encaminhamento do paciente, além da conscientização da população sobre os sintomas das principais doenças reumáticas. “Estamos falando de regiões com particularidades específicas, inclusive, geográficas, e precisamos ampliar o atendimento aos pacientes, o que inclui alcançar também populações de difícil acesso”, alerta.

Convidado especial da XXVII Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia para conduzir a conferência de abertura do evento, o médico neurocirurgião Erik Jennings, de Santarém, irá compartilhar sua experiência no “Atendimento em locais remotos na Amazônia”. O médico é uma das maiores referências no mundo em resgate de pacientes em áreas remotas.

Programação científica

A vasta programação científica da XXVII Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia contará ainda com um curso pré-jornada, com mesa-redonda para discutir o impacto da Inteligência Artificial na decisão terapêutica em reumatologia, a teleconsulta como uma prática de atendimento na reumatologia e como pode ser melhorada, a importância das mídias sociais para o reumatologista, além de conferência sobre direito dos pacientes na prática do reumatologista e o que está na legislação. Ainda na pré-jornada, destaque para a conferência sobre a importância da ampliação da área de atuação na reumatologia com focos na fisioterapia, Centro de Terapia Assistida (CTA), capilaroscopia, diagnóstico da osteoporose (DXA) e o uso da ultrassonografia (USG) como recurso complementar em reumatologia.

O evento segue com discussões relevantes em doenças como Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Doença de Sjögren, Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide (SAF), Espondiloartrites, além de abordagens com reumatologia e oftalmologia, infecções em reumatologia com focos em Chikungunya e também COVID-19. Para o reumatologista Marco Antônio Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o aprimoramento contínuo dos médicos é fundamental na especialidade. “Temos tido avanços muito importantes e expressivos em diagnósticos e tratamentos das doenças reumáticas, que estão disponíveis no Brasil, e a população deve ser beneficiada com uma assistência de qualidade e precoce para um tratamento correto e eficaz”, observou

especialista, ressaltando que os eventos científicos agregam conhecimento à prática clínica e ao dia a dia dos reumatologistas. A jornada deverá reunir profissionais de saúde dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. As inscrições já estão abertas para reumatologistas, clínicos, residentes e profissionais de saúde interessados no tema. 

Dados no Brasil

Estima-se que as doenças reumáticas já afetam mais de 15 milhões de brasileiros.

Em geral, essas enfermidades provocam muitas dores nos pacientes e representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez.

Serviço
XXVII Jornada Norte-Nordeste de Reumatologia
Data: 25 a 27 de abril de 2024, em Belém (PA)
Local: Hotel Grand Mercure Belém (Av. Nª Sra. de Nazaré, 375 – Nazaré)
Mais informações e inscrições em: www.reumatologia.org.br

Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.