[__]

Campanhas de conscientização: como e por que promovê-las?

Por:

Mariana Lopes

- 25/06/2024

Nos últimos anos, as campanhas de conscientização ganharam bastante força junto à população, principalmente por incentivo das sociedades médicas. No seu consultório e nas suas redes sociais, você também pode promovê-las. Saiba como isso pode ajudá-lo a se aproximar dos seus pacientes

Campanhas de conscientização (muitas vezes chamadas de “meses coloridos”) são uma importante ferramenta para atuar na educação de pacientes e para disseminar medidas de prevenção de doenças e de outros distúrbios. Conscientizar a população possibilita diagnosticar doenças em estágios iniciais, evitar contaminações e o agravamento de patologias e orientar tanto os pacientes quanto seus familiares em como lidar com determinadas situações de saúde ou outros temas relevantes.

Por que promovê-las no consultório?

Basicamente, existem dois principais motivos para alertar seus pacientes e a população em geral sobre a importância de adotar um comportamento preventivo:

1-Contribuir diretamente para o sucesso de tratamentos e evitar o adoecimento de pessoas

2- Construir uma imagem positiva, que gera valor sobre seu serviço e sobre o seu consultório

Com quais causas devo me envolver?

Não existe uma regra para definir quais campanhas valem a pena serem abordadas. No geral, vincular o seu nome com o envolvimento em causas de prevenção gera a percepção de responsabilidade social, valores morais, boas condutas e engajamento com os temas relacionados à saúde. Ou seja, é válido abordar qualquer causa que seja relevante para o seu público.

No entanto, é interessante dedicar medidas mais específicas para as campanhas relacionadas a sua especialidade. Além de ser uma autoridade no assunto, sendo possível contribuir com mais profundidade para o tema, você terá mais chance de impactar um público estratégico, com maiores chances de se tornarem seus pacientes. Além, é claro, de continuar contribuindo com a educação dos seus pacientes.

JaneiroJaneiro Roxo – Combate à Hanseníase.Janeiro Branco – Conscientização sobre os cuidados com a Saúde Mental.FevereiroFevereiro Laranja – Conscientização da Leucemia.Fevereiro Roxo – Conscientização da Lúpus, do Mal de Alzheimer e da Fibromialgia.MarçoMarço Azul Marinho – Prevenção ao Câncer Colorretal.Março Lilás – Câncer do colo do úteroMarço Amarelo – Endometriose AbrilAbril Azul – Conscientização sobre o Autismo.Abril Verde – Segurança no trabalhoMaioMaio Amarelo – Prevenção de acidentes de trânsitoMaio Vermelho – Prevenção da Hepatite e Câncer de bocaMaio Laranja – Combate ao abuso e exploração sexual infantilJunhoJunho Laranja – Prevenção da Anemias e leucemiasJunho Vermelho – Conscientização para a Doação de Sangue.
JulhoJulho Amarelo – Combate às Hepatites Virais.Julho Verde – Câncer de cabeça e pescoçoAgostoAgosto Dourado – Conscientização do Aleitamento Materno.Agosto Lilás – Combate à violência contra a mulherAgosto Laranja – Esclerose múltiplaAgosto Azul e Vermelho – Saúde vascularAgosto Verde Claro – Câncer linfático SetembroSetembro Verde – Conscientização e ao incentivo à Doação de Órgãos, Câncer do intestino, Luta da pessoa com deficiênciaSetembro Amarelo – Prevenção ao SuicídioSetembro Dourado – Conscientização sobre o Câncer Infanto-juvenilSetembro Vermelho – Doenças cardiovascularesSetembro Roxo – Alzheimer, Câncer de pâncreas, Fibrose císticaOutubroOutubro Rosa – Conscientização sobre o Câncer de Mama.Outubro Verde – Sífilis NovembroNovembro Azul – Combate a DiabetesNovembro Azul – Conscientização sobre o Câncer de Próstata.Novembro Roxo – Prematuridade infantil DezembroDezembro Vermelho – AidsDezembro Laranja – Câncer de pele

Como promover as campanhas de conscientização?

Planeje com antecedência

Pensando na rotina do médico, é importante avaliar a viabilidade de desenvolver uma estratégia a cada início de mês. Existem várias campanhas e muitas oportunidades de abordá-las. Pensar com antecedência e se organizar para ter medidas mais concretas planejadas para serem aplicadas ao longo do ano garantirá que você não precise desistir de aderir às campanhas por falta de tempo ou de ideias.

Comece de dentro para fora

Primeiro, divulgue seu apoio dentro do seu consultório. Você pode disponibilizar vídeos na sala de espera, distribuir folhetos informativos e engajar seus funcionários. Depois, você pode começar a interagir com as campanhas em um ambiente externo, principalmente com o uso das redes sociais. Dessa forma, suas ações terão visibilidade e impacto potencialmente maiores.

Produza vídeos e conteúdos

Produzir vídeos é uma forma de abordar o tema da campanha e conseguir engajar, devido à praticidade que gera para o público entender melhor sobre um tema. Para ser mais atrativo, você pode trazer curiosidades, dados relevantes sobre o tema e dicas importantes para o público-alvo de cada campanha. Conteúdos visuais, como infográficos e imagens, podem ajudar a atrair a atenção do público e transmitir a mensagem de forma mais eficaz.

Engaje as pessoas

Incentive o envolvimento do público por meio de hashtags ou outras atividades interativas que convidem as pessoas a participarem e compartilharem a sua mensagem. Quanto mais relevantes forem as informações compartilhadas por você, mais as pessoas se engajam.

Participe de debates sobre a campanha

Convide outros especialistas para abordar o tema e participe de campanhas promovidas por outros médicos ou profissionais de Saúde. Dessa forma, você aumenta sua autoridade e tende a se tornar uma referência no assunto. Além, é claro, de contar com a colaboração de outros especialistas quando o tema não for diretamente relacionado a sua área de atuação.