Nos últimos anos, as campanhas de conscientização ganharam bastante força junto à população, principalmente por incentivo das sociedades médicas. No seu consultório e nas suas redes sociais, você também pode promovê-las. Saiba como isso pode ajudá-lo a se aproximar dos seus pacientes
Campanhas de conscientização (muitas vezes chamadas de “meses coloridos”) são uma importante ferramenta para atuar na educação de pacientes e para disseminar medidas de prevenção de doenças e de outros distúrbios. Conscientizar a população possibilita diagnosticar doenças em estágios iniciais, evitar contaminações e o agravamento de patologias e orientar tanto os pacientes quanto seus familiares em como lidar com determinadas situações de saúde ou outros temas relevantes.
Por que promovê-las no consultório?
Basicamente, existem dois principais motivos para alertar seus pacientes e a população em geral sobre a importância de adotar um comportamento preventivo:
1-Contribuir diretamente para o sucesso de tratamentos e evitar o adoecimento de pessoas
2- Construir uma imagem positiva, que gera valor sobre seu serviço e sobre o seu consultório
Com quais causas devo me envolver?
Não existe uma regra para definir quais campanhas valem a pena serem abordadas. No geral, vincular o seu nome com o envolvimento em causas de prevenção gera a percepção de responsabilidade social, valores morais, boas condutas e engajamento com os temas relacionados à saúde. Ou seja, é válido abordar qualquer causa que seja relevante para o seu público.
No entanto, é interessante dedicar medidas mais específicas para as campanhas relacionadas a sua especialidade. Além de ser uma autoridade no assunto, sendo possível contribuir com mais profundidade para o tema, você terá mais chance de impactar um público estratégico, com maiores chances de se tornarem seus pacientes. Além, é claro, de continuar contribuindo com a educação dos seus pacientes.
Como promover as campanhas de conscientização?
Planeje com antecedência
Pensando na rotina do médico, é importante avaliar a viabilidade de desenvolver uma estratégia a cada início de mês. Existem várias campanhas e muitas oportunidades de abordá-las. Pensar com antecedência e se organizar para ter medidas mais concretas planejadas para serem aplicadas ao longo do ano garantirá que você não precise desistir de aderir às campanhas por falta de tempo ou de ideias.
Comece de dentro para fora
Primeiro, divulgue seu apoio dentro do seu consultório. Você pode disponibilizar vídeos na sala de espera, distribuir folhetos informativos e engajar seus funcionários. Depois, você pode começar a interagir com as campanhas em um ambiente externo, principalmente com o uso das redes sociais. Dessa forma, suas ações terão visibilidade e impacto potencialmente maiores.
Produza vídeos e conteúdos
Produzir vídeos é uma forma de abordar o tema da campanha e conseguir engajar, devido à praticidade que gera para o público entender melhor sobre um tema. Para ser mais atrativo, você pode trazer curiosidades, dados relevantes sobre o tema e dicas importantes para o público-alvo de cada campanha. Conteúdos visuais, como infográficos e imagens, podem ajudar a atrair a atenção do público e transmitir a mensagem de forma mais eficaz.
Engaje as pessoas
Incentive o envolvimento do público por meio de hashtags ou outras atividades interativas que convidem as pessoas a participarem e compartilharem a sua mensagem. Quanto mais relevantes forem as informações compartilhadas por você, mais as pessoas se engajam.
Participe de debates sobre a campanha
Convide outros especialistas para abordar o tema e participe de campanhas promovidas por outros médicos ou profissionais de Saúde. Dessa forma, você aumenta sua autoridade e tende a se tornar uma referência no assunto. Além, é claro, de contar com a colaboração de outros especialistas quando o tema não for diretamente relacionado a sua área de atuação.
Não se esqueça! Apesar de parecer mais simples que diagnosticar e tratar uma doença, conscientizar as pessoas contribui para evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir os impactos de eventuais problemas na saúde dos pacientes e oferecer mais qualidade de vida para a população. |