Os organizadores de eventos médicos precisam, em grande parte das vezes, buscar recursos para realizar o congresso. O que alguns não sabem é que esses recursos podem vir de um financiamento da CAPES
Realizar um congresso exige da sociedade médica um importante planejamento, não só relacionado à estrutura e à programação do evento. Também é preciso ter atenção ao financiamento da iniciativa.
Muitas associações buscam no patrocínio e no apoio da indústria farmacêutica e de outros players do mercado os recursos necessários para realizar o evento. O que alguns dirigentes não sabem é que esses recursos podem estar disponíveis por meio de verba pública.
Apoio da CAPES
Uma das iniciativas da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por exemplo, é o Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). O programa concede apoio financeiro para a realização de eventos científicos e tecnológicos de curta duração no país.
Anualmente, são lançados dois editais desse programa. O último, publicado em maio de 2024, disponibilizou valores que chegam a R$160 mil para eventos que serão realizados entre 1º de junho e 31 de dezembro deste ano. O próximo edital deve ser divulgado até setembro, já para os eventos planejados para o primeiro semestre de 2025.
Quais são os objetivos do PAEP? • Apoiar a divulgação da produção científica e tecnológica, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, de parcerias e de produtos; • Promover a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional; • Fortalecer a cooperação científico-acadêmica por meio de eventos. |
Para a associação médica obter o apoio financeiro pelo PAEP, é preciso cadastrar a proposta do evento, informando o que está sendo planejado para o congresso. Essa proposta passa por uma análise de mérito realizada pelo CAPES. Além disso, o dirigente da sociedade ou o organizador do congresso precisa também assinar um termo de aceite para participar do processo de seleção. Saiba mais na página oficial do PAEP.
Saiba mais