[__]

Inteligência artificial: o futuro que já está presente

Por:

Beatriz Soares

- 24/03/2025

BS-003-2024 - Inteligência artificial o futuro que já está presente

Hoje, a inteligência artificial é uma realidade – e não mais uma utopia futurista. Diversas ferramentas úteis estão ao alcance dos médicos, mas cabe a eles a escolha de utilizá-las ou não. Veja, a seguir, como esses recursos podem auxiliá-lo no seu dia a dia.

Há pelo menos uma década, ao pensar como o mundo seria em dez anos, você imaginava que máquinas escreveriam textos, organizariam sua agenda ou otimizariam seu tempo? Hoje, tudo isso é real. A questão que faz é: você se sabe como utilizar essas ferramentas dentro da Medicina ou se prende ao passado?

Nesta matéria da Revista DOC, conversamos com o psiquiatra Rodrigo Dias, desenvolvedor de softwares e abordagens com inteligência artificial, para ajudá-lo a entender na prática como utilizar essas ferramentas.

O que é a inteligência artificial (IA)?
 
Antes de iniciarmos, vamos relembrá-lo o que é esse conceito: a inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de máquinas e programas capazes de reproduzir o comportamento humano. Além disso, essa ferramenta pode tomar decisões no seu lugar e realizar tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. 

No dia a dia do profissional da Saúde, a inteligência artificial pode estar presente em diversos momentos e saber utilizá-la proporciona mais facilidade e, consequentemente, mais otimização do tempo. Para Dias, a IA tem potencial para ser um importante agente transformador.

“A integração de ferramentas de IA na prática diária dos profissionais de Saúde tem o potencial de transformar significativamente o setor, reduzindo o burnout e melhorando a eficiência, a precisão e a qualidade do atendimento ao paciente”, exemplifica.

De que maneira a IA vem mudando a relação dos médicos com seus pacientes?
 
1. Melhoria na comunicação e eficiência
 
As ferramentas facilitam a comunicação e aumentam a eficiência operacional nas práticas médicas. “A IA pode resumir conversas entre médicos e pacientes, automatizar a documentação de registros médicos e fornecer alertas em tempo real para condições críticas de saúde. Isso permite que os médicos passem mais tempo de qualidade com seus pacientes, focando em cuidados personalizados”, pontua Dias.
 
2. Monitoramento e suporte contínuo
 
Algumas ferramentas, como o machine learning, permite o monitoramento contínuo dos pacientes. “Isso fortalece a conexão com os profissionais de Saúde, garantindo que os pacientes recebam suporte constante, mesmo fora do ambiente clínico. Essa conexão contínua é especialmente importante para pacientes crônicos ou idosos que necessitam de cuidados constantes”, enfatiza o especialista.
 
3. Assistência domiciliar e Telemedicina
 
Tecnologias de IA aplicadas à Telemedicinahttps://universodoc.com.br/2023/05/17/a-telegeriatria-e-os-desafios-no-atendimento-ao-paciente-idoso/ e à assistência domiciliar vêm tornando os cuidados de saúde mais acessíveis.
 
4. Ferramentas de diagnóstico e terapias
 
Ferramentas de diagnóstico digital aprimoradas por IA permitem análises rápidas e precisas de exames, o que facilita diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes.

Vença o preconceito

Dentro da Medicina, mudanças são constantes, ainda mais quando pensamos em atualizações científicas, novos estudos e novidades dentro da área. No entanto, ao pensar nas novas tecnologias, muitos profissionais ainda se mostram relutantes em utilizá-las. Para Dias, abrir mão dessa resistência requer um compromisso com a educação e com os benefícios significativos na vida do paciente, da instituição de saúde e dele mesmo.

“Os benefícios gerais da aplicação da IA, como a redução da carga administrativa, melhoria da precisão diagnóstica, aprimoramento da experiência do paciente, eficiência operacional e acesso ampliado aos cuidados, são significativos e compartilhados com as instituições de saúde”, exemplifica.

O que considerar para começar a utilizá-la?
 
1. Busquefontes confiáveis que o auxiliem a entender como utilizar as ferramentas de IA. Inscreva-se emworkshops, webinars e programas de treinamento, que podem ajudá-lo a compreender na prática como a IA funciona.
 
2. As ferramentas de IA devem ser úteis em seu dia a dia e fazerem sentido com o seu trabalho, por isso devem se alinhar com o seu perfil.
 
3. Introduzi-las gradualmente é importante para que você avalie seu impacto e faça ajustes necessários para maximizar o esforço e expandir seus benefícios.
GIF - Matéria UD - Revista DOC #90 (1)

Por dentro dessas inovações

Separamos três diferentes tipos de inovações para ajudá-lo a compreender como elas podem se aplicar no seu dia a dia e quais impactos elas representarão:

1. Plataforma para criação de textos (ChatGPT)
 
Para essa inovação, temos como base o ChatGPT. Uma ferramenta incialmente criada com o objetivo de produzir textos, ela pode auxiliar em diversos fatores como:
 
➤Suporte na decisão médica
➤ Precisão diagnostica
➤ Suporte na atuação médica
➤ Educação de pacientes
 
Além disso, essa ferramenta permite produzir textos que podem ser utilizados na comunicação entre você e seu paciente. Isso otimiza seu tempo e o auxilia a escrever textos com mais cautela e atenção, facilitando também o entendimento do paciente.
 
⚠️ Cuidados ao utilizar a ferramenta

Comandos bem direcionados: apesar de ter sido criada para assemelhar-se aos humanos, essa ferramenta funciona a partir de comandos. Dessa forma, para obter respostas completas, é preciso que o comanda também o seja.
Revisão: ainda que receba os comandos necessários, a ferramenta pode apresentar respostas não concretas, o que no âmbito científico representa um problema. No contato com o paciente, é importante a revisão para adequar ao modo em que você costuma escrever suas mensagens, por exemplo.
2. Assistente virtual (Chatbot)
 
De modo literal, essa ferramenta é voltada para criar diálogos em chats. Ela é ideal para profissionais autônomos, clínicas e consultórios, pois auxilia em diversos aspectos, tais como:
 
➤ Organização de agenda
➤ Organização da rotina
➤ Tirar dúvidas de pacientes
 
Sua maior vantagem é o fato de que ela funciona a todo momento, seja de madrugada ou nos finais de semana. Essa função auxilia na fidelização de pacientes e na aproximação da relação com ele.
 
⚠️Cuidados ao utilizar a ferramenta

Programe o robô: essa ferramenta deve ser programada de acordo com o funcionamento da clínica para passar informações básicas, como horário de funcionamento e agendamento de consultas, entre outros. Além disso, esses robôs armazenam respostas para perguntas mais específicas e que podem ser dúvidas dos pacientes. Programá-lo para responder a essas perguntas também é necessário.
Programas específicos: buscar empresas e programas que sejam confiáveis é recomendável para a escolha desses robôs. Pesquise as que possuem as melhores avaliações e as que oferecem um melhor plano de suporte.
3. Plataforma de criação de clones de voz e imagem
 
Essa ferramenta permite ao usuário clonar sua própria voz e imagem. Ela é ideal para profissionais que precisam otimizar o tempo. Basicamente, ela pode ser utilizada para:
 
➤ Gravações de vídeos
➤ Gravações de áudios
 
Esses pontos tornam essa ferramenta um poderoso aliado para os profissionais que desejam estar mais ativos nas redes sociais, mas que não possuem tempo ou sentem dificuldade em falar nos formatos de vídeo. Além disso, para profissionais que lecionam, essa ferramenta também pode auxiliar na dinâmica das aulas.
 
⚠️Cuidados ao utilizar a ferramenta

Procure programa seguros: busque programas que sejam confiáveis, afinal, ele terá acesso a sua imagem e voz.
Construa diálogos: geralmente, esse robô funciona a partir de conversas entre ele e o usuário, o que, com o passar do tempo, o faz desenvolver a “personalidade” da pessoa a ser clonada. Dessa forma, assim como o ChatGPT, essa ferramenta também precisa de bons direcionamentos para que consiga gerar respostas automatizadas e que sigam o perfil de quem a utiliza.