O mundo moderno está imerso nas tecnologias e, sobretudo, na internet. O aumento expressivo na troca de informações entre as pessoas possibilitou o surgimento de inúmeras ferramentas de comunicação, e é nesse contexto que as redes sociais tomaram forma e ganham, constantemente, um espaço significativo na rotina da sociedade. Vamos abordar então como unir Medicina e Comunicação de maneira eficiente.
E se esse cenário se torna cada vez mais real dentre as diversas áreas de atuação profissional, na área da Saúde não é diferente. Atualmente, um médico não deve apenas se preocupar em atender seus pacientes ou ser especialista em uma determinada técnica. É necessário ter um cuidado especial com a forma como ele é visto de fora das clínicas e a maneira como seu nome repercute no mercado. Eis que surge uma ferramenta fundamental para associar a Medicina e Comunicação: o branding médico.
Segundo o diretor de planejamento da agência MarketMed, Norivaldo Carneiro, branding é uma das estratégias de marketing utilizadas para construir uma percepção positiva do consumidor em relação a um produto, empresa ou pessoa e está alinhado ao posicionamento que uma determinada marca quer ter no mercado. Dentro do universo médico, esse artifício atua especificamente na relação médico-paciente e na maneira como esse profissional será entendido por quem utiliza seus serviços. “Ter sucesso na construção de seu branding significa, a um profissional médico, conquistar reconhecimento e notoriedade junto ao seu público, ter credibilidade e inspirar confiança pela simples menção de seu nome”, afirma.
O especialista ressalta, no entanto, que branding e logomarca são pontos distintos, mas que, se exercidos de forma correta, devem ser complementares. “Um logotipo ou marca gráfica é um símbolo que deve representar o branding pretendido. Em médio e longo prazo, esse desenho gráfico deve, com o branding certo, transmitir o posicionamento e a força conquistada pelo produto, serviço ou pessoa, de forma que, ao vê-lo, o consumidor o associará ao seu dono”, explica.
Conceitos fundamentais para se construir um branding eficiente
BRAND AWARENESS:
Conhecido como consciência de marca, é uma ferramenta importante para identificar quanto e como uma determinada marca é reconhecida pelo público no mercado. Tem por objetivo fazer uma marca ser notada e lembrada pelos consumidores e torná-la diferenciada dentro do mercado, diante de seus principais concorrentes.
SHARE OF MIND:
Trata-se da maneira como um determinado produto é lembrado pelos consumidores. É, em uma breve explicação, o compartilhamento de lembranças. Ou seja, é medir, por meio de pesquisas de mercado, em qual nível uma determinada marca está viva na memória do público. Quanto mais “fresca” estiver, mais recomendada será.
TOP OF MIND:
Funciona como um “potencializador” do share of mind: o objetivo é que seu produto se torne o primeiro a ser lembrado em determinadas situações. Um exemplo prático é o caso de empresas que são corriqueiramente confundidas com seus produtos genéricos (Gillette, que, na verdade, é lâmina de barbear, ou Cotonete, que, na verdade, são hastes flexíveis de algodão), devido à força de suas marcas no mercado.
No próximo post, vamos falar mais sobre Branding e Marketing Digital na gestão da carreira médica!
Tem alguma dúvida ou sugestão de como unir comunicação na medicina e marcar sua presença online com branding efetivo? Deixe um comentário!
FONTES:
Partners Comunicação Pro Business. Market share, share of mind, share of voice e share of heart: explicamos todos eles! | Acessado em: 1 abr 2019.Rock Content Brand awareness: entenda o que é a consciência de marca e por que isso importa para a sua empresa | Acessado em: 1 abr 2019.