[__]

Como as sociedades médicas vêm lidando com a pandemia?

Por:

Raquel Prazeres

- 31/07/2020

sociedades e pandemia

As sociedades médicas são responsáveis por garantir a disseminação e a segurança da informação, além de divulgarem orientações para guiar a atuação dos médicos especialistas. Confira o que algumas sociedades vêm fazendo para auxiliar os médicos durante a pandemia de Covid-19:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

A entidade criou uma Comissão Permanente de Prevenção e Gestão de Informações relacionada à Covid-19, especificamente sobre a Cirurgia Plástica. Dessa forma, estão sendo divulgadas informações confiáveis em interface com o Departamento de Comunicação da SBCP, órgãos sanitários nacionais e internacionais e a imprensa. Além disso, a sociedade vem se empenhando para trazer recomendações aos cirurgiões plásticos brasileiros sobre a pandemia, abordando temas desde a disseminação de informações até os cuidados relacionados às realizações de cirurgias. Por fim, a sociedade traz informações voltadas ao público leigo sobre os cuidados que devem ser tomados em meio à pandemia. Faz, ainda, um alerta sobre as fake news que surgem nesse momento.

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Diante do cenário de emergência pública devido à pandemia de Covid-19, a SBC lançou a campanha De coração, contra o coronavírus. A ação visa a levar informação e conhecimento aos profissionais de Saúde, aos pacientes com comorbidades associadas a doenças cardiovasculares e à população em geral, sobre as medidas preventivas e de combate à infecção. A entidade, inclusive, criou um portal on-line apenas para tratar do assunto. No site, há tudo sobre a campanha, informações sobre a pandemia no mundo, e-books sobre cuidados com a saúde cardiovascular em meio a esse cenário, recomendações nutricionais para fortalecer a imunidade, diretrizes da Associação Médica Brasileira (AMB) sobre a Covid-19 e muito mais.

Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)

Cientes de que pessoas com diabetes compõem parte do grupo de risco para complicações do novo coronavírus, a entidade criou um ambiente emergencial com informações sobre a doença em seu portal on-line, voltado para os profissionais de Saúde e para os pacientes. Nele, são encontradas informações sobre a Covid-19 em pessoas com diabetes, abordando questões como cuidados com a alimentação, Telemedicina e controle da doença.

Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)

Por se tratar de uma infecção viral, o novo coronavírus é uma pauta muito importante para a SBI. Atenta ao seu papel de referência para profissionais da Saúde e para população, a sociedade tem emitido comunicados informativos desde o início da doença. Dessa forma, ao acessar o site da sociedade, o internauta já é contemplado com a opção de ser direcionado a uma página que abriga um compilado de todas as notícias do portal sobre a pandemia.