SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas aplicadas em determinado website que contribui para melhorar seu posicionamento na parte orgânica da página de resultados do Google. Vale lembrar que existem duas possibilidades do seu site aparecer no Google: resultados pagos, que são os anúncios do Google Ads, em que você paga por cada clique que seu anúncio recebe, e os resultados orgânicos, fruto do trabalho de SEO, em que os cliques recebidos não possuem custos.
Por meio de um bom posicionamento orgânico, mais pessoas passarão a conhecer os serviços oferecidos por sua clínica, especialmente porque, em uma necessidade, as pessoas buscam resultados que entreguem um conteúdo de qualidade e assertivo – e é justamente o que a estratégia de SEO deve oferecer.
É importante ter claro que SEO não é um produto que você compra ou que já vem no seu website para que ele, imediatamente, apareça na primeira página de resultados do Google. SEO é uma construção de médio a longo prazo, cujos resultados dependem da concorrência do segmento e das palavras-chave que deseja destacar.
O Google é hoje o site mais acessado da internet e sua primeira página equivale ao horário nobre da televisão; logo, para que seu website apareça nos primeiros resultados, não será simples, fácil e nem rápido. Portanto, será preciso trabalhar aspectos técnicos, a produção de conteúdos e a construção de referência em outros portais da internet. Um trabalho bem executado, realizado em longo prazo, irá te ajudar a ser uma referência em sua especialidade na internet.
Como funciona o projeto de SEO
De acordo com o Backlinko, das 100 bilhões de pesquisas mensais realizadas no Google, em apenas 0,78% dos casos as pessoas saem da primeira página do Google para procurar pelas informações desejadas. Ou seja, mais de 99% das pessoas clicam nos resultados da primeira página, sendo que a grande maioria clica nos primeiros três resultados.
Se o seu site não aparecer posicionado na primeira página de resultados do Google, com os principais termos (palavras-chave) relevantes para sua especialidade, pode-se dizer que sua presença digital é praticamente inexistente.
Estudos da WSI, empresa canadense de marketing digital, apontam que mais de 30% dos resultados obtidos por marketing digital têm como origem a busca orgânica do Google, resultado do trabalho de SEO.
Para você se beneficiar dessa estratégia, é necessário adotar algumas práticas de SEO que serão descritas a seguir:
- Planejamento;
- SEO On-Page;
- Produção de conteúdo;
- SEO Off-Page;
- Análises e resultados
Cada uma dessas técnicas é responsável pelo alcance dos resultados que você deseja por meio das estratégias de SEO. Entenda, a seguir, como elas devem funcionar.
1- Planejamento
Para iniciar o trabalho de SEO é necessário um planejamento detalhado para compreender os termos de pesquisa (palavras-chave) e as intenções de busca dos usuários. Será importante você fazer uma análise dos concorrentes para identificar pontos fortes e oportunidades para o trabalho de SEO.
O estudo inicial de palavras-chave será fundamental para direcionar o trabalho e conseguir o ranqueamento nos resultados de pesquisa. Selecione palavras-chave que possuem alto volume de buscas e potencial de geração de tráfego para a sua página.
2- SEO on-page
As práticas de On-Page são responsáveis pelas correções, configurações e ajustes técnicos aplicados em um site para melhorar sua indexação e posicionamento, como a configuração de títulos, utilização de palavras-chave nos conteúdos e linkagem interna, por exemplo, adequando as páginas de acordo com os fatores de ranqueamento do Google. Esse trabalho deve ser realizado de forma consistente e recorrente para conquistar os objetivos desejados.
3- Produção de conteúdo
A estratégia de produção de conteúdo consiste na produção dos textos direcionados para o usuário, levando em consideração as análises feitas durante o planejamento de SEO.
Os conteúdos são fundamentais para conseguir posicionar as palavras-chave desejadas e para conquistar autoridade entre os leitores e mecanismos de busca, como o Google.
4- SEO off-page
São denominadas ações Off-Page as práticas responsáveis por construir sua relevância na internet, ou seja, utilizar menções e referências de outras páginas, indicando a autoridade de seu website para o Google.
Quantos mais sites e links importantes você conseguir apontar para sua página, mais relevante ele se torna para o buscador, e mais bem posicionado ele aparecerá nas pesquisas do usuário relacionadas às palavras-chave selecionadas.
5- Análises e resultados
Outra etapa fundamental do trabalho de SEO é a análise dos resultados para que seja possível direcionar os próximos passos do trabalho.
Algumas métricas importantes a ser constantemente medidas e analisadas são:
- Número de palavras-chave posicionadas no Google;
- Evolução do posicionamento das palavras-chave monitoradas;
- Quantidade de visitas originadas por tráfego orgânico (SEO);
- Número de conversão, ou seja, ações importantes que o usuário realiza no site, como contatos, download de conteúdo, agendamento de consultas, entre outros.
Essas e outras métricas são fundamentais para compreender a evolução do projeto e os concorrentes.
Por que devo utilizar SEO em meu website?
A utilização das estratégias de SEO contribuem para aumentar a audiência da sua página e a sua relevância dentro do ambiente digital. Se você deseja ampliar as possibilidades de negócios por meio da internet e tornar-se referência em sua área, investir em SEO é a melhor opção.
Portanto, compreender as estratégias e implementá-las adequadamente e com consistência é fundamental para reforçar a sua credibilidade junto ao público e para tornar seu site mais competitivo dentro da sua área de atuação.