Estabelecer um vínculo e uma relação de confiança é muito importante para a construção da relação entre o médico e o paciente. Por isso, muitas vezes, ao longo de toda a carreira, os médicos costumam ouvir dicas de como devem se portar ou agir durante o atendimento. Entretanto, existem alguns pontos de atenção e que da ocasião é possível evitar para não passar uma impressão errada ao seu paciente.
Com isso em mente, o urologista americano Neil Baum publicou na revista Medical Economics cinco pontos de atenção que o médico pode evitar fazer. De acordo com o profissional, anos de experiência em um longo caminho são necessários para chegar ao topo. Um desses passos é evitar práticas que possam desconstruir ou arranhar sua imagem como profissional, seja do ponto de vista técnico-científico, seja da gestão da sua carreira. Como você conduz sua imagem, ou a imagem do consultório, irá refletir no seu sucesso profissional.
1- Não vire as costas para seus pacientes na sala de exame
Sempre que possível, faça e fale tudo olhando nos olhos dos seus pacientes em vez de focar em aparelhos eletrônicos, como computadores, aplicativos, gráficos e afins. Faça o possível para utilizar o computador e conseguir focar no paciente ao mesmo tempo.
2- Não coloque a mão na maçaneta da sala enquanto o paciente ainda estiver falando
Após o término da consulta é importante perguntar “Eu respondi todas as suas dúvidas hoje ou você gostaria de perguntar algo mais?”. Somente a partir daí aconselha-se conduzir o paciente até a porta.
3- Não deixe os pacientes passarem por uma grande espera ou uma burocracia para agendamento de consultas
Simplifique o processo o máximo que puder. Quando o paciente precisa passar por incontáveis ramais até chegar ao agendamento, por exemplo, ele se sente desestimulado e desiste da consulta. O mesmo acontece com os aplicativos de mensagem. Não deixe o paciente sem resposta. Outro ponto importante é não deixar o telefone sem um responsável durante o horário de almoço, por exemplo. Organize a agenda dos colaboradores para que o telefone nunca fique desassistido.
4- Não deixe de atualizar as suas ferramentas de comunicação on-line
Manter seus canais atualizados, sejam eles redes sociais ou sites, traz inúmeros benefícios. A página na qual você é encontrado no Google ou em sites de marcações de consulta pode contribuir para trazer novos pacientes a sua clínica ou consultório. Sua relação com os pacientes nas redes sociais e o papel social que presta nelas também contribui significativamente para sua imagem.
5- Não receba pacientes e representantes na sala ao mesmo tempo
você pode passar uma mensagem errada ao paciente e não dar a devida atenção a nenhum dos dois. Sempre reserve um momento do dia para receber os representantes com tranquilidade e para se atualizar com as informações que eles têm a oferecer.