[__]

8 ditados populares essenciais para a carreira médica

Por:

Nayara Simões

- 14/03/2021

carreira médica

É cada vez mais comum, hoje, que os profissionais médicos busquem competências que há até pouco tempo pareciam completamente distantes de seu universo. Temas como Gestão, Marketing e Finanças são assuntos frequentes no dia a dia desses profissionais. A competência técnica continua sendo a principal ferramenta de um médico qualificado – porém, quando aliada a essas novas características, a produtividade do profissional ganha em quantidade e qualidade. Por isso, veja a seguir oito frases gerais que são fundamentais para a carreira médica.

Como referência para esse conteúdo, o Universo DOC utilizou um estudo publicado na revista americana Postgraduate Medicine, em que o pesquisador Neil H. Baum desenvolveu oito competências fundamentais para o crescimento na profissão. Adaptamos o resultado da pesquisa para a realidade brasileira de forma a mostrar, com oito ditados populares, como é possível desenvolver melhor a carreira médica.

1. O cliente em primeiro lugar

Todas as ações do consultório devem visar ao paciente. O conhecimento técnico é fundamental no processo de fidelização, mas não é o único fator que conta. Ser pontual é um ponto muito importante. Mesmo sendo comum nos consultórios, ninguém gosta de esperar. Outro detalhe é estar disponível sempre que o paciente precisar de orientações. E não se esqueça de explicar tudo com bastante calma.

2. Quem não se comunica…

Não é somente pelos pacientes que o médico precisa ser bem visto. Ser reconhecido pelos demais profissionais da Saúde também é muito importante. Agir de maneira proativa é fundamental. Sempre que possível, escreva artigos científicos, publique livros e participe de reuniões da sociedade de especialidade, entre tantas outras ações. Essas são algumas excelentes maneiras de você promover sua prática médica.

3. Um olho no gato e outro no peixe

Para ter certeza dos resultados positivos do seu consultório, o médico precisa monitorar a qualidade do seu trabalho e da sua equipe. Faça um levantamento da satisfação dos seus pacientes e verifique possíveis falhas no seu atendimento. Assim, você pode trabalhar de forma mais direcionada para resolver pequenas insatisfações e garantir o bom atendimento aos pacientes.

4. A educação ilumina o mundo

Qualificação é uma das características mais importantes do mercado de trabalho atual. Por isso, deve-se investir na carreira médica e no local de trabalho. Novas tecnologias, que tragam resultados mais precisos e eficientes, são essenciais atualmente. Busque a excelência profissional e otimize seu tempo no dia a dia. Sempre reserve espaço na sua agenda para estudar e se qualificar.

5. Um por todos e todos por um!

O trabalho da equipe do consultório é fundamental na avaliação final que o paciente faz do serviço do médico. Motive e incentive seus colaboradores a se qualificarem. Para isso, implemente ações como: cursos de aperfeiçoamento, premiação dos funcionários por desempenho, cuidado com a aparência da equipe e um bom ambiente de trabalho. Assim, eles “vestirão a camisa” do consultório.

6. Uma imagem vale mil palavras

O médico é um profissional de destaque na sociedade. Ter uma vida social ativa, com participação em eventos, apresentações em congressos e presença em reuniões científicas ajuda bastante no marketing pessoal do profissional. Assim, ele terá, frente à sociedade, a imagem de um médico atuante e em constante qualificação.

7. Viva a vida (com sabedoria e equilíbrio)

Qualidade de vida, hoje, é um dos temas mais debatidos, inclusive no âmbito profissional. É muito importante ter prazer e se sentir realizado, tanto no seu local de trabalho quanto na sua vida pessoal. Esse equilíbrio é fundamental. No consultório, o médico pode construir um ambiente leve e alegre, transmitindo aos seus pacientes sua satisfação em atendê-los.

8. Dinheiro na mão é vendaval

O profissional também precisa cuidar da sua saúde financeira. O médico é também um gestor do seu local de trabalho; portanto, deve se preocupar com as finanças. Faça seu controle financeiro e discrimine suas receitas e despesas. É muito importante, também, um planejamento financeiro. E tenha cuidado com as cobranças, evitando glosas. Ter previdência pessoal e seguro para o consultório são boas garantias.