Você sabia que possuir um título de especialista (TE) também é uma grande vantagem econômica? De acordo com um estudo divulgado pela empresa Medscape em 2019, a remuneração de um médico especialista é significativamente maior do que a de um generalista. A pesquisa revela ainda que a tendência é que essa diferença aumente ainda mais, o que deixa evidente a promoção de benefícios à remuneração de quem decide se especializar.
Segundo o primeiro levantamento, realizado em 2017, a média calculada entre os participantes mostrava que 17 mil reais separavam a renda bruta de quem possuía título de especialista da renda dos generalistas. Dois anos depois, essa diferença subiu para 55 mil reais. Veja a seguir os dados mais recentes:
- Generalistas: R$ 175 mil
- Especialistas: R$ 230 mil
Quando questionados se consideravam a remuneração recebida justa, a pesquisa também revelou diferenças. Apesar de menos da metade dos participantes responder sim, 40% dos especialistas e 35% dos generalistas se declararam satisfeitos. Já em relação a se escolheriam a mesma especialidade, 76% dos médicos que possuíam título responderam afirmativamente, enquanto apenas 26% dos generalistas tomariam a mesma decisão.
Além dos dados já apresentados, é preciso ter em mente que, com a alta competitividade do mercado, ter um título de especialista é um grande diferencial. Isso porque esses profissionais também encontram maiores possibilidades de atuação.
Toda essa realidade revela seus efeitos na escolha de cada médico que se forma na universidade. Segundo a Demografia Médica no Brasil 2020, em janeiro do ano passado, do total de 478.010 médicos em atividade no Brasil, 61,3% deles possuíam um ou mais títulos de especialista. Nesse cenário, apenas 38,7% não tinha título em nenhuma especialidade.
Algumas das vantagens garantidas pelo TE à remuneração:
- Diferencial/vantagens em concursos: essa é uma grande vantagem para quem decide se especializar, visto que muitos concursos garantem grande estabilidade econômica. Além disso, muitos servidores públicos têm a garantia de benefícios vitalícios.
- Possibilidade de credenciamento junto a algumas operadoras de planos de saúde: esse é um dos principais pontos que tornam o título atrativo financeiramente. Isso porque as operadoras só aceitam esses profissionais ou garantem uma melhor remuneração aos especialistas.
- Possibilidade de participar de seleções para fellowship: esse tipo de bolsa garante mais conhecimento ao médico e, assim, complementa e enriquece os currículos. No mercado atual, fellowship pode ser um grande atrativo para contratações.
- Melhores reajustes na Saúde Suplementar – nesse setor, os reajustes são determinados com base na acreditação. Nesse sentido, vale evidenciar que o título de especialista é considerado uma forma de acreditação, segundo a lei 003, de 24 de junho de 2014.