Gestores de consultórios e clínicas normalmente precisam contar com uma equipe de funcionários para auxiliá-los na administração dos negócios e desempenho de diversas tarefas. Nesse cenário, é comum ser necessário realizar ajustes salariais e/ou se deparar com situações em que os colaboradores solicitem um aumento de remuneração. Você sabe como conduzir essas situações?
O reajuste salarial é um direito do empregado que deve ser feito por parte da empresa de acordo com o que está previsto por lei e nos períodos adequados. Trata-se de um ajuste que acompanha, além do que é estabelecido por alguns sindicatos, as mudanças econômicas do país.
O que diz a lei: o artigo 611 da CLT frisa a obrigatoriedade do reajuste com objetivo de garantir um aumento de salário para que trabalhadores com carteira assinada possam usufruir de remuneração que condiz com fatores econômicos, de modo a preservar o poder de compra do trabalhador.
É necessário verificar as estipulações junto ao sindicato de cada categoria para entender quando os reajustes serão definidos. A base do reajuste é feita no primeiro dia do mês definido.
Salário × Benefícios
O salário é uma remuneração fixa ou variável recebida em troca da mão de obra. Já os benefícios são “bônus” que não necessariamente estão relacionados a um acréscimo financeiro ou a uma finalidade específica.
Principais tipos de benefícios:
- Vale-alimentação
- Vale-transporte ou vale-combustível
- Assistência médica e odontológica
- Auxílio-creche
- Cesta básica
- Seguro de vida
- Bonificações por metas
- Descanso remunerado
- Descontos na empresa
É preciso levar em consideração as possibilidades financeiras da empresa para conceder o reajuste. Caso seja realizado um aumento nos valores ou tipos de benefícios, a empresa pode determinar condições para oferta dos benefícios ou realizar parcerias com prestadores de serviços para reduzir o custo total do bônus.
Por outro lado, para realizar o reajuste salarial, é preciso levar em consideração alguns fatores, como:
- Média de remuneração do mercado
- Produtividade para empresa e importância do colaborador
- Cuidado e comprometimento com o trabalho
- Grau de complexidade da função desempenhada
- Custo representado
Como comunicar o reajuste aos funcionários
No momento correto para a atualização, a comunicação clara é fundamental para um ambiente de trabalho saudável. Os funcionários devem ser pontuados sobre o andamento do acordo coletivo, previsão de certificações, percentual do reajuste e data de atualização.
Os comunicados podem ser feitos por meio de boletins informativos internos, quadro de avisos, e-mail ou reuniões. A gestão de pessoas feita de maneira eficiente é um ponto essencial para estimular a motivação e produtividade dos colaboradores.
Organizando-se para o reajuste
Um plano de cargos e salários bem definido ajuda tanto o empregador quanto o empregado a entender as reais possibilidades de crescimento na empresa e em quais condições alguns reajustes de remuneração podem ser realizados.
Planos de orçamento considerando os gastos e lucros da empresa devem ser traçados. Dessa forma, o impacto dos reajustes será claro. As metas da empresa devem ser avaliadas e os padrões de desempenho precisam estar alinhados para otimizar o desenvolvimento da empresa.
Faça parte da nossa Newsletter e receba assuntos exclusivos
para impulsionar sua carreira médica.