Entre outros temas, o XXIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia pauta a síndrome pós-Covid, transtornos mentais e violência na pandemia, conceito de “desprescrição” de medicamentos e uso medicinal da Cannabis, sempre com foco no público em idade avançada
De 23 a 25 de março de 2023, acontece o XXIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, o CBGG 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Maior congresso brasileiro sobre saúde da população idosa, o evento deve reunir participantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior, médicos especialistas em geriatria e gerontologia, profissionais de diversas áreas relacionadas à saúde e bem estar, pesquisadores, estudantes, cuidadores e demais envolvidos no estudo sobre o envelhecimento e na assistência às pessoas em idade avançada.
Realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), entidade científica que agrega profissionais de diversas áreas especialistas em saúde da população idosa, essa é a primeira edição do CBGG em formato presencial após o início da pandemia de Covid-19. “Retornaremos em plataforma real, continuando com nosso propósito de difundir conhecimentos a todos os interessados”, afirma Simone Fiebrantz Pinto, presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG.
O evento, voltado à atualização de profissionais da área, acontece em um momento em que cresce o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil. Em 2021, o país tinha 31,2 milhões de idosos, representando 14,7% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O modo como esses indivíduos vivenciam o envelhecimento é distinto, muda conforme as diferenças sociais, culturais, regionais e econômicas, como o acesso à saúde, ao saneamento básico, as vivências de violência, o acesso à educação, ao trabalho e à renda, entre outras”, explica Ivete Berkenbrock, geriatra e presidente da SBGG.
Tema e programação – Nesta edição, o tema do CBGG 2023 será “Dos cinco I’s aos cinco M’s: da evolução de conceitos à evolução do cuidado” e faz referência a concepções da geriatria. Os cinco I’s trata de ideias clássicas que têm balizado o cuidado em saúde de profissionais da área: instabilidade postural, imobilidade, incontinência (urinário e/ou de fezes), iatrogenia (intervenções inadequadas de profissionais) e incapacidade cognitiva. Mais recentes, os cinco M’s se referem a conceitos criados pela médica estadunidense Mary Tinetti, sendo eles: mente (transtornos mentais relacionados aos idosos), medicação, mobilidade, multicomplexidade (comorbidades que podem aparecer nessa fase da vida) e mais importante (os desejos e objetivos de cada indivíduo que devem ser respeitados pelos profissionais).
De acordo com a presidente da SBGG, o tema escolhido anuncia uma programação interessante para os congressistas, com diversos formatos de encontros durante o evento. “Serão muitas as sessões de educação continuada, incluindo conferências, simpósios, workshops e sessões de trocas com especialistas para difusão de informações sobre questões clínicas emergentes, pesquisas atuais, educação, políticas públicas e cuidados em saúde”, afirma Ivete Berkenbrock.
Entre os temas de destaque nesta edição estão: síndrome pós-Covid em idosos, transtornos mentais e violência contra idosos na pandemia, calendário vacinal, o conceito de “desprescrição” de medicamentos a idosos e o uso medicinal da Cannabis para idosos. Além de temas frequentes no cuidado à saúde da população idosa, como envelhecimento saudável, sexualidade, políticas públicas e formação de profissionais.
Christiane Machado, médica geriatra e presidente da Comissão Científica do CBGG 2023, diz que a programação privilegia os avanços na área, por exemplo, sobre o diagnóstico e o tratamento para doenças mais prevalentes, a prevenção e a longevidade: “A pandemia sem dúvida também perpassa nossa programação. Durante esse período tivemos de buscar soluções e avançarmos em passos largos em tecnologias e em linhas de cuidado para essa população”. Ela informa que além da programação científica, haverá uma programação cultural com diversas atividades.
Conscientização de novas gerações — Durante o CBGG 2023, também será anunciado o trabalho premiado no Concurso de Redação. Dez alunos da rede pública ou da rede privada de ensino, de diversos Estados do Brasil, tiveram suas redações selecionadas como finalistas do prêmio e concorrem a um notebook. Anualmente, no ano anterior ao Congresso, são abertas as inscrições para o concurso que, nesta edição, tem como tema “Etarismo: como mudar esse comportamento?”. A iniciativa tem como objetivo promover uma reflexão sobre aspectos do envelhecimento e conscientizar os mais jovens sobre esta fase da vida.
Para se inscrever no CBGG 2023 e saber detalhes da programação, acesse o site: Link.