Publicação, produzida pela DOC com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), traz informações das 27 federadas e 54 sociedades de especialidades que representam os médicos em todo o país
A Medicina brasileira conta hoje com diversas associações representativas, que trabalham em defesa dos direitos dos profissionais e pelo crescimento do mercado de trabalho. Entre essas entidades, estão as 54 sociedades que representam as especialidades médicas reconhecidas no país. Com o objetivo de reunir informações sobre essas associações tão atuantes e relevantes na medicina brasileira , foi produzido o Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades 2023.
O livro é uma iniciativa da DOC e conta com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB). Nas suas páginas, o leitor encontra informações sobre as 27 federadas da AMB, órgãos representativos dos médicos de cada uma das unidades da federação, e sobre as 54 sociedades de especialidades, as representantes oficiais de cada uma das especialidades médicas reconhecidas no país.
O Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades responde:
- Quem são os dirigentes de cada sociedade de especialidade e de cada federada?
- Quais os planos dos presidentes das sociedades para suas gestões atuais?
- De que maneira as associações nacionais estão representadas nos estados e regiões?
- Como estão distribuídos os centros de formação de cada especialidade médica reconhecida pela AMB?
- Qual é a história das especialidades e das sociedades que as representam?
“Ao longo da nossa gestão à frente da AMB, desenvolvemos projetos que buscam valorizar a unicidade de nossa atuação e a singularidade de cada sociedade no sistema que envolve a AMB e suas filiadas.
Assim, quando fomos procurados pela DOC para apoiar o desenvolvimento do Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades, vimos nela sua grande utilidade para as
sociedades em si, que ampliam sua visibilidade diante de tantos públicos e setores que interagem no complexo sistema de saúde brasileiro.
Dessa forma, abraçamos a iniciativa, que de maneira alguma se encerra em um único volume: será ainda mais rica e útil com as contribuições de todos os envolvidos, que certamente hão de tornar este projeto ainda maior e mais consistente em suas próximas edições”.
A ideia do livro nasceu a partir da experiência da DOC na produção de conteúdos voltados para a área da Saúde.
“Nossa paixão pela saúde brasileira começou há 30 anos. Desde lá, percebemos que a complexidade do nosso sistema e os desafios de um país tão diverso e populoso demandavam instituições e líderes com energia e resiliência para posicionar o Brasil como um modelo mundial de sistema de saúde”, conta Renato Gregório, CEO da DOC.
Ele revela que a experiência do dia a dia foi o embrião para o desenvolvimento do Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades. “Ao desenvolver projetos com as sociedades médicas, aprendemos a descobrir os principais caminhos e atalhos para encontrar as referências, as instituições e as pessoas que fazem a diferença em um universo tão diverso”, ressalta Gregório.
O CEO da DOC completa: “Este é um projeto que existe para simplificar o acesso a essas organizações, para clarificar a sua missão e, principalmente, para aproximar empresas, instituições de ensino, profissionais de Saúde, governo, imprensa e público em geral, com as 27 federadas da AMB e com as 54 sociedades de especialidades médicas”.
O Anuário das Federadas e Sociedades de Especialidades apresenta um panorama completo de cada uma das afiliadas da AMB. As informações são apresentadas de maneira direta, concisa e visual, o que permite uma consulta rápida a qualquer momento. Anualmente, a publicação será atualizada, devido ao dinamismo com que as informações são difundidas hoje.