Faltas e atrasos em excesso podem prejudicar o dia a dia de uma clínica, trazendo prejuízos para a instituição e para a imagem do médico. A seguir, falamos o que é e como combater o absenteísmo
Ao abrir uma clínica, diversos fatores devem ser estudados e analisados, inclusive os que em longo prazo podem prejudicar o estabelecimento. Entre eles, temos o absenteísmo, termo que designa os atrasos e as ausências dos colaboradores no local de trabalho. Estando relacionado a diversas causas, o absenteísmo em grande escala pode prejudicar o andamento da clínica, conduzindo a problemas financeiros ou relacionados à imagem do local.
O que é o absenteísmo?
Referido como a ausência do profissional de suas obrigações, o absenteísmo pode ser visto em diversas funções e independe do tipo de trabalho exercido pelo colaborador. Por ter diversas influências e fatores que o alimentam, quando o absenteísmo tem uma incidência descontrolada, ele pode acarretar retornos negativos aos estabelecimentos.
O chamado absenteísmo voluntário é caracterizado pela ausência dos colaboradores por questões pessoais, sem amparo legal ou sem justificativas, podendo estar ligado a diversas questões, como problemas familiares e pessoais ou insatisfações referentes ao local de trabalho.
Para Márcia Campiolo, especialista em RH e Gestão de Empresas, as questões relacionadas ao trabalho, como condições de remuneração e do ambiente, também se relacionam ao absenteísmo. “Outros aspectos que podem determinar o absenteísmo estão relacionados às condições de trabalho com as quais o profissional médico pode estar submetido, como remuneração, perspectivas de crescimento, valorização, respeito, relacionamento da equipe com os médicos, espaço físico e equipamentos adequados”, reforça.
Como ele afeta a clínica?
De acordo com Márcia, os serviços de Saúde são centrados na prestação de serviços. Por isso, todos os atendimentos realizados têm muita relevância. “Se a organização tem problemas com os profissionais médicos, toda a cadeia de serviços prestados fica comprometida, causando sérios danos que impactam firmemente no desempenho atual e nas perspectivas de crescimento e de sucesso dos serviços, uma vez que esses médicos atuam em nome da organização onde prestam serviços”, pontua.
Para Jeanete Herzberg, especialista em Consultoria para Profissionais da Saúde, entre diversos problemas, podemos pensar em alguns específicos que corroboram para afetar a clínica:
Valores que deixam de ser cobrados aos clientes Isso afeta diretamente o fluxo de caixa e os resultados financeiros da clínica. “Vamos comparar essas faltas com assentos não vendidos em um avião. Se ele for vazio em um voo, nunca mais esse valor pode ser recuperado. Afinal, não há como repetir esse mesmo voo para, assim, conseguir o faturamento que poderia ser cobrado de um passageiro. Da mesma forma, não se recupera o valor perdido de uma sala de atendimento vazia. Sem atendimento, não há valores a cobrar. E mais: dependendo do caso, eventuais exames e procedimentos deixam de ser indicados”, explica Jeanete. |
Perda de valores a receber para a clínica “Um segundo aspecto se refere ao relacionamento com o paciente. Consulta marcada: ou o paciente é avisado com a devida antecedência de que o médico não virá e aí ele pode resolver o que fazer – remarcar, procurar outro médico da clínica ou procurar outra clínica – ou, quando ele chega, fica sabendo que seu médico não está ou que será atendido por outro profissional”, analisa a especialista. |
Perda de pacientes “Se as faltas forem constantes, então a maior probabilidade é de que o paciente simplesmente mude de clínica. De todas as formas, há sempre um desgaste no relacionamento entre a clínica e o seu cliente – o paciente”, conclui a especialista. |
Pontos de atenção
Um dos principais motivos para o absenteísmo dos profissionais está relacionado à falta de uma boa relação com a clínica. Por isso, buscando evitar que aconteça, Jeanete listou alguns pontos que devem ser previamente acordados entre o colaborador e a clínica. “Estabelecer regras de convívio e seus critérios de definição para que o relacionamento seja transparente e traga mais facilidade nas combinações e no cumprimento do acordado é fundamental para ter um bom relacionamento com o médico”, orienta.
O que deve ficar claro na relação entre clínica e profissional · Remuneração: valores, base de cálculo, prazo de pagamento e impostos; · Importância da pontualidade e política para o caso de faltas ou atrasos (eventuais penalidades); · Documentos fiscais que o médico deve apresentar para o recebimento de seus honorários; · Relatório de remuneração devida pela clínica ao médico; · Políticas institucionais da clínica, como missão, visão e valores; · O que se espera do médico; · O quanto a clínica pode oferecer. |
“Considero muito importante entender as causas do absenteísmo e investigar se é uma característica própria do médico, que não se incomoda em faltar, ou algum problema nessas regras previamente acordadas”, reforça Jeanete.
Contornando os efeitos na clínica
Considerando que, mesmo com todo o planejamento e deixando clara a importância da pontualidade, ainda assim haja grande número de faltas pelos profissionais, Jeanete esclarece que há pontos que podem auxiliar a contornar os efeitos negativos do absenteísmo.
Como contornar o absenteísmo?
Ter uma estrutura que permita que outros médicos absorvam a agenda de quem falta
Nem sempre isso é possível e depende também do critério de distribuição dos pacientes pelos médicos na hora da marcação da consulta. Caso o paciente tenha solicitado especificamente um médico, essa política talvez não funcione.
Adotar um sistema de agendamento
É importante que esse sistema permita agilidade na remarcação de consultas ao se saber previamente da falta do médico.
Treinamento dos recepcionistas
O treinamento é fundamental para elas possam contornar a situação de forma mais profissional possível, ouvindo os pacientes em suas reclamações.
Para Marcia, a relação entre a clínica e seus colaboradores se reflete e impacta o desempenho do serviço prestado. “Se a organização tem problemas com os profissionais médicos, toda a cadeia de serviços prestados fica comprometida, causando sérios danos e impactando firmemente o desempenho atual e as perspectivas de crescimento e de sucesso do serviço”, ressalta.
Danos à imagem do médico faltante
Se para a clínica os efeitos são sentidos, para o médico faltante, o feedback também não tende a ser positivo. O principal ponto será a visão que os pacientes terão do profissional, muitas vezes preferindo ser atendidos por outro. Para Jeanete, as faltas em excesso colaboram para que o paciente queira mudar para outro profissional, que apresente mais estabilidade. “Faltar com frequência pode ser visto como descaso em relação aos pacientes, já que a escolha do profissional foi outra que não ir à clínica atender suas consultas”, avalia a especialista.
O segundo ponto afetado será a relação do profissional com a clínica que o contrata, que poderá preferir colaboradores que não faltem com frequência. Por isso, a carreira desse médico será afetada diretamente por suas faltas, o que, para a especialista, também atrapalhará a busca por outros locais para trabalhar.
“A carreira desse médico que falta costumeiramente estará prejudicada perante seus dois públicos-alvo: seus pacientes e a clínica onde trabalha. Eventualmente, na busca de outras clínicas para trabalhar, poderá haver troca de informações e pode ser mais difícil de esse médico encontrar algum posto de trabalho que o aceite”, afirma Jeanete.
Com se organizar para evitar
Nesse contexto, é necessário que o médico saiba como se organizar e equilibrar os pontos de sua vida pessoal e da sua carreira, para que, futuramente, o absenteísmo não prejudique sua imagem, perdendo oportunidades de trabalho ou pacientes. Para Jeanete, estabelecer prioridades é extremamente necessário para que o profissional saiba exatamente com o que ele se identifica na profissão.
“Existem muitos médicos, especialmente em início de carreira, que trabalham em diversas clínicas. Por um lado, é bom, pois podem descobrir em quais eles se identificam mais em diversos aspectos”, pondera. Além disso, para estabelecer objetivos que também podem guiar o profissional evitando o absenteísmo, a especialista sugere alguns pontos que devam ser levados em consideração:
O que fazer para evitar o absenteísmo?
Estabeleça prioridades
“Se for atender a todos, com qualidade, pelo tempo que permita fazer suas consultas com tranquilidade, com a dedicação necessária e suficiente para dar toda a atenção aos pacientes, então será necessário se organizar para chegar aos compromissos pontualmente”, orienta Jeanete.
Organize sua vida pessoal
“Estar sempre na correria não ajuda a dedicar-se com a devida profundidade em cada assunto. Isso gera ansiedade e acúmulo de atividades, o que usualmente acaba causando atrasos e faltas nos compromissos”, destaca a especialista.
Elabore um calendário semanal
“É preciso que haja a separação de tempo para atividades, inclusive as particulares. Assim, a possibilidade de se prever uma falta é maior e permite que se altere ou reprograme a agenda com os pacientes e mesmo com a clínica de maneira saudável”, conclui.