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Plataformas de integração: como elas podem mudar a jornada do paciente

Por:

Gabriela Leonardi & Mariana Tavares

- 03/10/2023

plataformas de integração

Gerenciar um consultório não é fácil. Em meio a demandas administrativas e atendimentos, a rotina do médico pode se tornar estressante. Para ajudá-lo, surgem cada vez mais opções com o objetivo de criar uma jornada do paciente de qualidade. Uma dessas opções são as plataformas de integração: sistemas personalizados que integram diversos canais de comunicação em uma única interface. Para facilitar a efetividade no seu atendimento, entenda como as plataformas de integração podem ser uma alternativa para melhorar a jornada do paciente.

Confira na matéria:
·         Principais dores na relação médico-paciente
·         Plataformas de integração
·         A jornada do paciente

Principais dores

Ao atender um paciente, é esperado garantir a sua satisfação e uma fidelização para próximas consultas. Porém, algumas situações podem estremecer essa relação tão importante para o médico, como:

 👎  Atraso no atendimento
 👎  Dificuldade em definir prioridades de consultas
 👎  Demora na integração ou atualização dos dados do paciente

A partir disso, o médico deve procurar soluções para superar os possíveis desafios em seu atendimento. A tecnologia tem se mostrado uma ferramenta eficiente nesse aspecto e serviços como plataformas de integração podem trazer benefícios para um atendimento de sucesso.

Plataformas de integração

O oftalmologista Diogo Lucena acredita que as plataformas de integração são um facilitador para a rotina do médico. “Hoje, nenhuma atividade profissional pode prescindir do uso da tecnologia. Uma empresa ou profissional que deseja estar bem-posicionado no mercado deve tê-la como sua aliada”, enfatiza.

Por meio de sistemas integrados em seu consultório, surgem vários benefícios que melhoram a comunicação e o atendimento:

👍  Integração dos resultados de exames, imagens, laudos e outros documentos ao prontuário médico
👍  Unificação do histórico do paciente (incluindo ligações, mensagens e e-mails)
👍  Agendamento e check-in on-line
👍  Configuração de envio de mensagens automáticas, facilitando a confirmação de consultas e eventuais cancelamentos

Ao transferir esse trabalho para o sistema, os colaboradores do consultório ficam com mais tempo disponível para outras atividades administrativas, além de dedicar mais atenção aos pacientes. Lucena explica que essas plataformas também auxiliam na programação de linhas de cuidado para o paciente.

“Alguns sistemas oferecem a possibilidade de programar a interação necessária para qualquer doença crônica, na qual o paciente precisaria de acompanhamento em longo prazo, ou para pacientes com indicação cirúrgica”, afirma.

Marricharluz Cambruzzi, coordenadora de marketing da Selbetti, enfatiza os benefícios que as plataformas de integração oferecem para a otimização do trabalho no consultório. “Plataformas como estas humanizam de uma forma muito mais adequada, inclusive a voz. A jornada do paciente na clínica é construída na plataforma do jeito que o médico deseja, criando parametrizações das customizações para que ele não precise fazer manualmente”, explica.

A jornada do paciente

Com o auxílio das plataformas de integração, a jornada do paciente pode ter uma taxa de sucesso ainda maior devido a várias funcionalidades encontradas nas plataformas.

1. Agendamento 📲
O paciente agenda a sua consulta por meio de uma plataforma on-line ou por um voicebot (ligação automatizada), escolhendo a data e o horário de sua preferência. A primeira impressão é tão importante quanto o resto do processo. Demostrar agilidade e cordialidade já deixa o paciente com expectativas altas para o restante da jornada.
2. Pré-consulta 📅
Ao longo dos dias, o paciente receberá lembretes em seu celular para não esquecer da consulta, além de outras informações relacionadas ao atendimento. Nessa etapa, é interessante demonstrar atenção quanto ao bem-estar do paciente. No dia da consulta, ele poderá fazer o check-in antecipadamente de forma on-line, otimizando o seu tempo de forma dinâmica.
 
3. Consulta 👨‍⚕️
Este é o momento de maior interação entre o médico e o paciente, sendo crucial sanar dúvidas que o paciente possa apresentar. Pensando nisso, o médico pode juntar o seu conhecimento com outras tecnologias disponíveis em seu consultório. Um tablet, por exemplo, pode apresentar informações sobre o tratamento de forma atraente e de fácil compreensão para o paciente, e assim resolver o seu problema.
4. Pós-consulta 🤝
Após a consulta, o médico pode acompanhar o paciente, enviando orientações a respeito do tratamento, através de plataformas como o WhatsApp. Se necessário, o retorno pode ser realizado por teleatendimento, demostrando um caráter inovador e prático por parte do médico. Além disso, outras mensagens em relação a datas comemorativas e serviços oferecidos auxiliam a criar um vínculo e fidelização por parte do paciente

Tendo as plataformas como aliadas, o médico pode encontrar a melhor maneira de ter um atendimento efetivo. “Com o uso inteligente da tecnologia, podemos oferecer um atendimento de melhor qualidade e estreitar ainda mais o nosso relacionamento com os pacientes”, ressalta Lucena.