O treinamento de equipes é essencial para que os colaboradores possam desempenhar suas funções de forma competente. Além disso, o conhecimento sobre como desempenhar o trabalho e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional, propiciados pelo treinamento, podem contribuir para um melhor estado motivacional e de engajamento. O treinamento continuado é parte fundamental para o sucesso das empresas e das pessoas que nela trabalham.
Em atendimento médico, treinar bem a equipe de recepção é uma das ações mais importantes para melhorar a experiência do paciente em um consultório ou clínica. Para alguns médicos gestores, existe a preocupação em como realizar esse treinamento e o quanto será gasto nesse tipo de investimento. Há estratégias eficazes – e que não custam nada – ao alcance dos médicos para melhorar o desempenho da equipe. O que não pode acontecer é deixar de lado aspectos essenciais para o bom funcionamento de um atendimento médico. O treinamento da equipe da recepção é um deles.
Para Marcia Campiolo, especialista em RH e gestão de empresas, as possibilidades no uso de ferramentas para treinamento são inúmeras e muitas delas não adicionam custo significativo ao serviço médico.
Entre as dicas práticas de treinamento para serem adotadas no dia a dia do consultório gastando pouco, Marcia Campiolo ressaltou que o próprio médico precisa ser um instrumento importante para o treinamento dos colaboradores, principalmente no que se refere ao entendimento da equipe em relação à especialidade em que trabalham, com informações sobre os exames e cirurgias realizados pelo serviço, para que todos possam estar mais bem preparados para exercer suas funções.
A especialista enfatizou ainda que, atualmente, treinamentos podem ser adquiridos on-line e até gratuitamente. “Existem inúmeros cursos sendo ofertados na internet voltados para o preparo de equipes dos serviços médicos nas mais diversas áreas. No entanto, é preciso cuidado para avaliar o curso de interesse e saber se o conteúdo é consistente e válido. Além disso, algumas Unimeds oferecem cursos on-line, principalmente de secretárias de consultórios médicos e atendimento, que costumam ser gratuitos”, frisou.
De acordo com Marcia Campiolo, reunir a equipe de forma organizada e educativa, de modo que conhecimentos possam ser compartilhados, pode ser uma ferramenta interessante de aprendizagem para os colaboradores. “Essa pode ser uma prática que precisaria acontecer de forma constante e regularmente”, observou.
Outras opções de treinamento da equipe, segundo a especialista, podem ser utilizadas, como elaborar apostilas, livros e apresentações preparadas pela própria clínica.
Os resultados do treinamento podem ser mensurados, mas para isso é importante registrar a “realidade” apresentada antes e depois. Os resultados mostram se houve efetividade nas intervenções. “Para fazer a avaliação dos resultados das ações, é necessário definir alguns indicadores de treinamento e desenvolvimento.
Esses indicadores são métricas que precisamos sistematizar quais serão, o método de coleta dos dados, assim como a análise dos resultados obtidos. Avaliar essas questões não é uma tarefa fácil, mas são sim possíveis de terem seus resultados mensurados”, considerou.
Entre os indicadores que podem ser utilizados, Marcia Campiolo citou: avaliação pessoal dos participantes quanto a sua satisfação e em relação à validade dos conteúdos para o desenvolvimento profissional e pessoal (reação pessoal ao treinamento recebido); índice de erros antes e depois do treinamento; satisfação dos pacientes quanto ao atendimento da equipe; e avaliação do capital investido no treinamento x melhora na performance da equipe.