Manter um consultório lucrativo requer táticas e direcionamentos específicos que contribuam para o desenvolvimento de suas finanças
Planejar e aplicar estratégias é uma tática que deve ser bastante utilizada em qualquer empreendimento, independentemente do objetivo que se deseja atingir. Por isso, quando o objetivo é tornar e manter um consultório lucrativo, é preciso conhecer os principais pontos que contribuem para que ele tenha retornos financeiros positivos.
Um consultório lucrativo possibilita o alcance de diversos pontos benéficos, tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa, uma vez que o lucro pode ser revertido em realização de novos investimentos, como a compra de novos equipamentos e a expansão das instalações, ou até mesmo para reajustes salariais e promoções.
Por isso, nesta matéria, o Universo DOC separou algumas dicas do livro Finanças no consultório: como maximizar os resultados, de autoria do neurocirurgião Francinaldo Gomes, e montou o guia: 5 passos para manter seu consultório lucrativo.
1.Não misture as finanças pessoais com as finanças do consultório
Mexer no caixa da clínica é um dos principais fatores que colaboram para a desorganização financeira do empreendimento. Uma das principais dificuldades ao se manter uma empresa é entender que o valor presente no caixa do consultório não representa seu próprio lucro e muito menos uma extensão de sua conta bancária.
Por isso, mantenha uma conta bancária do tipo pessoa física para você e seus sócios e uma conta separada, do tipo pessoa jurídica, para as movimentações financeiras de sua empresa. Como descrito por Gomes: “Encare dessa forma: dinheiro do consultório é do consultório, não é seu”.
2. Mantenha o controle e conheça os gastos de seu consultório
Conhecer em detalhes os gastos de seu consultório é outro passo importante. Isso refletirá diretamente nos gastos do empreendimento, pois conhecê-los permite que haja controle de desperdício, possibilitando que o profissional barateie o custo dos serviços prestados, aumentando consequentemente sua lucratividade.
Outro ponto beneficiado por esse passo é o cálculo da viabilidade do atendimento a convênios e a possibilidade do oferecimento de pacotes e descontos. Esses aspectos são fundamentais para manter a saúde financeira do consultório.
3. Saiba precificar o atendimento
O valor cobrado pelo seu atendimento pode estar ligado diretamente ao lucro da clínica e faz parte da gestão financeira do empreendimento. Esse valor influencia tanto no lucro quanto no prejuízo. Por isso, precificar o atendimento, bem como os serviços prestados (consulta, exames e procedimentos), requer uma análise detalhada.
Segundo Gomes descreve em seu livro: “Há várias formas de precificar os serviços e os resultados serão diferentes para cada perfil de consultório. Pelo fato de os gastos terem impacto na precificação dos serviços, quanto mais confiável for a análise dos gastos, mais confiáveis serão os resultados obtidos com relação à precificação dos serviços”.
Para saber como precificar seu atendimento, acesse aqui e adquira o livro completo.
4. Tenha um fundo de reservas
O fundo de reserva nada mais é que um fundo destinado a pagar por despesas fixas do consultório por até um ano em casos de intercorrências, como a perda de clientes, a necessidade de realizar reformas ou manutenções emergenciais ou até mesmo para investir em novos negócios, entre outras possibilidades.
Mesmo o consultório conseguindo pagar as contas e garantir o retorno financeiro do profissional, é de suma importância que o fundo de reserva seja priorizado, para garantir que, mesmo em momentos que atrapalhem no funcionamento integral de um estabelecimento, gerando a baixa na movimentação do caixa, o estabelecimento continue funcionando.
5. Invista e utilize o marketing a seu favor
O marketing pode ser utilizado para atingir o crescimento do empreendimento, ao alcançar um grande público que, posteriormente, pode se tornar seus pacientes. Algumas estratégias melhoram não só a ampliação da clínica, como entregam também reconhecimento ao empreendimento. Ainda assim, alguns profissionais optam por não inseri-las em suas clínicas, influenciando nos seus futuros ganhos.
Por isso, hoje, o marketing é um dos principais responsáveis para manter a movimentação de pacientes, antigos e novos, corroborando para que a agenda da clínica fique cheia, influenciando cada vez mais em seu lucro.
Conheça uma das estratégias de marketing que você pode utilizar em seu empreendimento: