O atendimento às necessidades dos associados é uma missão importante das entidades médicas. Porém, é preciso ter um olhar especial voltado para quem realiza esse atendimento no dia a dia
Ter um olhar voltado para as necessidades dos associados é uma missão que todas as sociedades médicas têm em seu dia a dia. No entanto, nem sempre os gestores voltam esse mesmo olhar para quem faz o contato direto com seus associados.
Em geral, são os colaboradores administrativos contratados pela sociedade que prestam esse atendimento. Para preparar essas equipes, o treinamento é uma ferramenta interessante.
Para a psicóloga Márcia Campiolo, especializada em Gestão de Recursos Humanos na área da Saúde e gestora do Hospital Dia Oftalmológico (HDO), os dirigentes das sociedades precisam estar atentos na hora de escolher e formar suas equipes de colaboradores.
“Além de desenvolverem as tarefas burocráticas, esses colaboradores têm o importante papel de ser a ponte entre a entidade e seus associados”, ressalta.
Márcia destaca, ainda, que o primeiro passo para identificar o que precisa ser modificado nas equipes de atendimento das sociedades médicas é entender que os colaboradores devem estar em sintonia com o que os profissionais da Saúde precisam. Hoje, além do conhecimento técnico-científico, muitos médicos buscam mais informações para o crescimento da sua carreira e do seu negócio, como empreendedores.
De forma simplificada, podemos dizer que as necessidades dos profissionais médicos no mercado se dividem em conhecimento científico e conhecimento a respeito de gestão de negócio médico. Assim, as equipes que atendem nas sociedades precisam estar sintonizadas com essas necessidades do mercado”.
Márcia Campiolo, especialista em RH na área da Saúde
Treinamento essencial
A sintonia entre a equipe de atendimento e as necessidades dos profissionais médicos, no entanto, depende de um treinamento frequente dos colaboradores. A meta deve ser sempre a capacitação para a equipe prestar atendimentos de alta performance, auxiliando, encaminhando, verificando e registrando pedidos, dúvidas e necessidades dos associados.
“O treinamento da equipe é de fundamental importância para que se possa alcançar resultados realmente satisfatórios no relacionamento com os associados. O preparo adequado deve envolver técnicas e políticas de atendimento, assim como outras informações mais técnicas que possam auxiliar e dar suporte ao atendimento”, afirma Márcia Campiolo.
Como treinar a equipe? • Foco na educação continuada, com cursos, palestras e materiais didáticos • Reunião periódicas com gestores e equipe para alinhar questões do dia a dia • Canal de comunicação permanente entre colaboradores e gestores |
Outra forma de treinar os colaboradores é investir no uso de novas ferramentas para manter o contato com os associados. As redes sociais e as mídias digitais são bons exemplos disso.
“Elas são ferramentas muito poderosas, com possibilidades imensas de prestação de serviços e conexão com seus associados, mas nem todas as sociedades utilizam essas ferramentas em suas potencialidades”, lamenta a especialista em RH.
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