[__]

Artigo: Conheça as healthtechs que estão mudando o mercado de saúde brasileiro

Por:

Felipe Lourenço

- 10/01/2020

 

Termo que se refere às empresas de tecnologia que estão trazendo grandes mudanças no mercado de saúde, as healthtechs estão começando a transformar a vida de centenas de milhares de médicos e pacientes no Brasil. Movimento que já vem ocorrendo há alguns anos em diversos países do mundo, como Estados Unidos, Índia e China, as healthtechs vêm para remediar ineficiências apresentadas no mercado de saúde brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2017, no Brasil, R$100 bilhões dos gastos em saúde foram perdidos por ineficiências. E é aí que entra a atuação das healthtechs: eliminar gargalos e desperdícios no setor.

Imagine só a quantidade de equipamentos, medicamentos e infraestrutura que poderiam ser adquiridos e construídos com esses valores. Ou então, como a remuneração dos profissionais poderia ser melhor e as equipes maiores. Leve isso para a vida do paciente: quantos pacientes poderiam ser salvos ou poderiam ter uma melhor qualidade de vida caso esse dinheiro fosse aplicado corretamente?

De acordo com um estudo recente realizado pela Liga Ventures, hoje existem mais de 250 startups focadas no mercado de saúde no Brasil. Esse é um número que vem crescendo exponencialmente, o que levou Romero Rodrigues, um dos empreendedores de tecnologia mais bem sucedidos do Brasil e atual investidor, a declarar que nos próximos anos viveremos a era das healthtechs, em movimento similar ao que vimos nos últimos anos com as fintechs, empresas de tecnologia que solucionam problemas no mercado financeiro,  como Stone, Nubank, PagSeguro, entre diversas outras, trazendo ganhos incalculáveis para toda a população.

As healthtechs buscam resolver os mais distintos desafios na saúde brasileira, desenvolvendo desde aplicativos de bem-estar físico e mental até softwares de inteligência artificial. A seguir, trago algumas das empresas que têm se destacado mais:

  • Memed: Plataforma utilizada por mais de 55 mil profissionais de saúde, a Memed fornece auxílio na prescrição medicamentosa, alertando para interações entre drogas e possibilidade de alergias, aumentando a adesão dos pacientes ao tratamento. A Memed também é responsável pelo desenvolvimento do mais completo e confiável banco de dados de medicamentos do país.
  • iClinic: Empresa da qual sou fundador e CEO, a iClinic é a maior empresa de Software Médico em Nuvem do Brasil, com mais de 16 mil clientes, sendo a principal referência em gestão de clínicas e consultórios no Brasil, tendo ajudado mais de 80 mil profissionais com suas soluções e materiais educativos. Com a iClinic, o médico consegue mais agilidade e organização no dia a dia, ganhando tempo para focar no que realmente importa: os pacientes.
  • Pebmed: Dona da maior ferramenta de auxílio à tomada de decisão médica do país – o Whitebook –,  a PebMed possui 25% dos médicos do Brasil como clientes. A empresa possui mais de 5 mil conteúdos médicos à disposição dos profissionais para auxiliar em decisões clínicas e cirúrgicas, aumentando o sucesso de procedimentos e tratamentos, e evitando erros.

O cenário de mudanças apenas começou, mas os impactos já são enormes. Como médicos, pacientes e empreendedores, só nos resta apoiar e esperar que esse movimento de vanguarda realmente se concretize também aqui no Brasil. Tempos melhores virão!