[__]

CFM inicia pesquisa para avaliar impacto da pandemia na atividade dos médicos

Por:

Universo DOC

- 09/09/2020

Em 4 de setembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) deu início nesta semana à coleta de informações para uma pesquisa com o objetivo de compreender o impacto da pandemia de Covid-19 no trabalho dos médicos brasileiros. Os médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) foram selecionados, aleatoriamente, para responder à pesquisa. Eles receberão por e-mail o convite para participar do estudo e acessarão a plataforma online onde fica um questionário com 12 perguntas.

As questões abordam aspectos como relacionamento a:

  • pacientes;
  • volume de atendimentos;
  • impactos econômicos gerados pela pandemia;
  • uso da telemedicina;
  • entre outros.

Num primeiro momento, serão abordados 25 mil médicos. Na seleção, foram levados em conta aspectos como local de residência, idade, sexo, posse de título de especialista, ou não. Nas próximas semanas, outros profissionais devem ser abordados também, até que a amostra seja alcançada.

A pesquisa está sendo coordenada pelo neurologista Hideraldo Cabeça, 1º secretário do CFM e conselheiro federal pelo Pará. “Queremos saber, por exemplo, em que medida essa crise elevou o nível de estresse dos médicos no trabalho, se comprometeu suas horas de descanso, melhorou sua relação de confiança com os pacientes ou até mesmo se exigiu deles a busca por capacitação e qualificação”, destacou.