Entenda como captar novos pacientes por meio do Instagram
Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, e no Brasil ela já possui mais de 1 bilhão de usuários mensais. Apenas em 2020, o Brasil já conquistou 91 milhões novos usuários na rede social.
Se hoje o Instagram já é uma ferramenta de relacionamento com pacientes e com potenciais pacientes em diversas especialidades, na Pediatria isso fica ainda mais efetivo, já que a maioria das famílias que chegam aos consultórios é formada por pessoas que cresceram familiarizadas com as redes sociais, e têm por hábitos navegar por elas regularmente.
Dica 1 – Crie uma persona
A persona é a representação fictícia de um potencial paciente ou de qualquer pessoa interessada nos seus serviços. Para identificar a sua persona é preciso reunir uma série de informações comportamentais que podem ser extraídas da sua carteira atual de pacientes ou do perfil que você deseja atender como: idade, sexo, renda, localização e principais interesses.
Assim, você consegue direcionar os conteúdos a esses interesses, adequar a linguagem e pensar em postagens que gerem maior engajamento.
Dica 2 – Invista em imagens que causem empatia
Por ser uma rede social visual, é importante mostrar o dia a dia da clínica ou do consultório por meio do Instagram. Desta forma, as pessoas se sentirão mais próximas do seu serviço. Mas lembre-se: o CFM proíbe o uso de imagens de pacientes! Então mostre, por exemplo, como sua equipe cuida da higienização da sala de espera para receber seus pacientes, e deseje feliz aniversário para o corpo clínico e demais colaboradores.
Dica 3 – Faça uso de ferramentas de automação
Ter uma ferramenta de automação de redes sociais é uma boa alternativa para organizar os seus conteúdos e auxiliar nas tarefas diárias como agendamento de posts e Stories e cadastro de mensagens para enviar aos seus seguidores. Além disso, você consegue ter acesso as métricas e informações mais aprofundadas sobre a sua conta.
Dica 4 – Faça anúncios/posts patrocinados no Instagram
Os anúncios estão ganhando cada vez mais força. E você pode montar um por meio do gerenciador de anúncios do Facebook ou diretamente no Instagram.
Dica 5 – Busque educar-se sobre o assunto
Investir em cursos sobre marketing digital para clínicas e consultórios é fundamental para entender como se posicionar nas redes sociais e que tipo de estratégias utilizar para captar novos pacientes.
Dica 6 – Mantenha o perfil completo e atualizado
É importante que a bio do Instagram esteja sempre completa, com todos os dados relacionados ao seu negócio como: nome do médico e/ou clínica, site, endereço e telefones de contato atualizados.
Porém, ao publicar qualquer conteúdo, é preciso ficar atento às normas do Conselho Federal de Medicina (CFM). O Código de Ética Médica traz uma série de critérios em relação à publicidade e propaganda médica. Confira abaixo algumas normas:
Proibido
– Usar imagens dos pacientes;
– Fazer autopromoção (dizer que todos os seus pacientes estão satisfeitos com o resultado).
Permitido
– Fazer orientações gerais sobre doenças, mas sem prescrever ou direcionar suas informações a casos detectáveis;
– Publicar foto com parceiros de trabalho e sua equipe médica;
– Publicar seu endereço de consultório ou clínica, desde que não em matérias científicas e de esclarecimentos da coletividade.