Como gerar valor às famílias daqueles que estão sendo atendidos, são os passos essenciais para transformá-las em pediatras embaixadores.
Observar, compreender e aplicar adequadamente ações que envolvam tais particularidades, no intuito de gerar valor às famílias daqueles que estão sendo atendidos, são os passos essenciais para transformá-las em embaixadores. Nada mais importante do que se transformar naquele pediatra amado, que acompanha gerações de uma família!
Antes mesmo de adentrar o consultório, a família já começa sua jornada ao buscar informações sobre o médico na internet, nos aplicativos de smartphone de seu plano de saúde, nas redes sociais e por meio da avaliação de famílias de pacientes atendidos.
Então, confira um passo a passo sobre as ações fundamentais para superar expectativas do paciente e torná-lo um embaixador do consultório.
Para que suas ações de marketing cumpram o objetivo de atração, é importante que o médico saiba qual é o perfil dos pacientes que deseja atender, fator também importante para oferecer um serviço personalizado e de qualidade, tanto por parte do pediatra como dos funcionários do consultório.
Nessa etapa, o paciente já prospectado encontra-se no consultório e aguarda o primeiro contato pessoal. Após ter conseguido as informações que precisava e ter marcado a consulta, a família é atendida pelos funcionários da recepção, que checam os seus dados e se colocam à disposição para quaisquer outras dúvidas.
Aqui a primeira impressão é a que permanece. Torna-se fundamental, portanto, a presença de um software de gestão, gerando mais rapidez aos processos e fornecendo um local seguro para o armazenamento de dados do paciente e o treinamento dos recepcionistas.
Decoração, limpeza, higiene, organização de todos os cômodos do consultório e os serviços extras, como café, água, biscoitos, TV e wi-fi. Esses são detalhes tão fundamentais que podem interferir diretamente também na percepção do paciente e de sua família, principalmente quando se trata de um consultório pediátrico.
Muitas vezes, então, esses aspectos impactam no tempo de espera que o paciente é obrigado a cumprir, encurtando-o ou prolongando-o, dependendo do ambiente.
Atenção, médicos! Essa é a fase que a relação com o seu paciente passa pela prova de fogo. Dessa forma, cabe ao pediatra prestar o seu atendimento observando, cuidadosamente, os seguintes fatores:
A opinião das famílias sobre a qualidade do ambiente, do atendimento médico, dos serviços prestados por recepcionistas e por outros funcionários é imprescindível para saber quais foram os acertos e pontos a serem melhorados no consultório.
Portanto, caso a percepção da família supere as próprias expectativas, ela compartilhará a sua avaliação com outras pessoas, fazendo a eficaz propaganda “boca a boca”.
As informações coletadas nessa etapa são imprescindíveis para a definição precisa de um perfil do consumidor, além do planejamento na produção de materiais e atividades destinadas à publicidade do consultório, que tem o intuito de fortalecer ainda mais a relação médico-paciente.